A tecnologia Full Self-Driving (FSD) desenvolvida pela Tesla ganhou um concorrente de peso, revelado agora pela rival Lucid Motors: o DreamDrive. Este pacote avançado de assistência ao motorista (ADAS, de Advanced Driver-Assistance Systems) Nível 2 é apresentado pela empresa como um “co-piloto invisível”.
O DreamDrive traz um sistema multifacetado de monitoramento, que fornece desde prevenção de colisão até assistência em congestionamentos e estacionamento automático. Em um vídeo, a empresa mostrou um pouco mais do que o seu piloto automático é capaz:
A versão mais avançada do ADAS da Lucid será comercializada como DreamDrive Pro. Ela oferecerá computação adicional e hardware de sensor em preparação para novos recursos a serem entregues por atualizações de software sem fio, ou over-the-air (OTA), sem que nenhum novo hardware seja necessário.
Na versão Pro, os veículos contarão com até 32 sensores, câmeras e radares integrados, incluindo o que a empresa afirma ser o primeiro LiDAR automotivo nos Estados Unidos. São recursos como 14 câmeras de luz visível, 5 radares, 4 câmeras de visão surround e sensores ultrassônicos em todo o exterior do veículo.
DreamDrive Pro emitirá alertas com foco na direção
Sobre sua interface, a Lucid Motors afirma ser de fácil uso, com texto, cor e som fornecendo aos motoristas informações claras que são apresentadas “de forma atraente na tela”. O DreamDrive Pro também utiliza Surreal Sound, um sistema de 21 alto-falantes com tecnologia Dolby Atmos para fornecer alertas direcionais claros.
Na prática, o sistema age dependendo de onde o motorista estiver focado. Por exemplo, recursos de segurança como Proteção de Tráfego Cruzado Dianteiro e Traseiro alertarão o motorista de acordo, dependendo de qual lado do veículo o tráfego está se aproximando.
DreamDrive nas estradas e no estacionamento
O grupo de recursos do Highway Assist traz a combinação do controle de cruzeiro adaptável e o controle de centralização da faixa, que ajudam a manter o veículo em sua parte correta na rodovia, a uma distância segura do veículo à frente e de outras faixas. Uma função Traffic Jam Assist operando em velocidades entre zero e 64 km/h ajuda a centralizar o veículo quando as faixas de rodagem são obstruídas pelo tráfego próximo.
Para garantir que o motorista permaneça atento, o sistema usa uma câmera infravermelha que rastreia a posição da cabeça, o olhar fixo e o piscar. Enquanto isso, a detecção automática avisa o motorista para retornar as mãos ao volante imediatamente caso elas estejam fora.
Se o motorista não responder, o sistema reduzirá a velocidade do veículo até uma parada completa e ativará o freio de emergência. Os sinais de alerta serão ligados, com um bipe agudo sendo emitido e as portas sendo destrancadas, facilitando para os responsáveis pela emergência terem acesso aos ocupantes.
O DreamDrive Pro também busca tornar o estacionamento mais fácil com o Auto Park. O sistema identifica vagas de estacionamento paralelas e perpendiculares e gerencia todos os aspectos do controle do veículo conforme entrada ou saída de uma vaga. Ele seleciona marchas, direciona, avança e dá marcha à ré, para deixar o Lucid Air na posição ideal.
Ethernet Ring
O sistema computacional do veículo está baseado no Ethernet Ring, uma rede proprietária on-board de alta velocidade para comunicação de dados. Nela, os quatro gateways, localizados cada um em cada canto do carro, poderão se comunicar em velocidades de gigabit.
A Lucid afirma que sua rede apresenta baixa latência e alto desempenho. Além disso, o Ethernet Ring inclui um alto grau de redundância para os principais sistemas veiculares, como direção e frenagem e outros aspectos de segurança.
O DreamDrive Pro será padrão no Lucid Air Grand Touring e no Lucid Air Dream Edition que, como vimos no final do mês passado, se trata da primeira remessa do Lucid Air a ser entregue no final deste mês de outubro para aqueles que fizeram pré-reserva.
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