Uma tartaruga de duas cabeças é a nova inquilina de um centro de preservação da vida selvagem localizado em Cape Cod, nos EUA. Especialistas da organização tiraram uma foto dos diminutos animais para seu perfil no Instagram, e a imagem tomou as redes sociais.

De acordo com os cuidadores, a tartaruga de duas cabeças também tem seis pernas, com tudo isso compartilhando alguns órgãos, mas sendo majoritariamente independente: as duas cabeças fazem refeições distintas e apresentam percepções dos arredores de forma separada.

Leia também

O nome dessa condição é “bicefalia” – literalmente, “deformidade onde aparecem duas cabeças no mesmo corpo”. Segundo os cuidadores da tartaruguinha, essa é uma condição parecida com a que se vê em gêmeos siameses na raça humana, por exemplo.

publicidade

Infelizmente, a organização informa que criaturas com essa condição tendem a não viver muito, mas no caso atual, as coisas parecem ir muito bem: “Elas estavam bastante alertas quando chegaram. Elas estão comendo, nadando e ganhando peso a cada dia. É impossível entrar na(s) cabeça(s) dessas duas, mas parece que elas trabalham juntas para navegar pelo ambiente”, diz trecho do post na rede social.

Além de desafiar as noções de singular e plural – aqui no Olhar Digital, formou-se um debate sobre o correto ser “a tartaruga” ou “as tartarugas” (optamos por ambos) -, cada uma das cabeças das tartarugas controla três das seis pernas – então deve haver algum tipo de coordenação de movimentos que só elas entendem.

“Estamos analisando este caso um dia após o outro, trabalhando para aprendermos o máximo que pudermos enquanto essas duas estiverem sob nossos cuidados”, diz outro trecho do post. “Até agora, exames de raios-x mostraram que elas têm duas espinhas que se fundem no centro do corpo. Um estudo bariátrico mostrou que elas têm sistemas gastrointestinais separados: o lado direito parece ser um pouco mais desenvolvido, mas elas estão comendo e digerindo comida em ambos os lados”.

Várias reações no Twitter lamentam a condição dos pequenos animais, mas alguns não perderam a oportunidade de fazer uma ou outra piada:

“São duas tartarugas para mim. Dois cérebros = duas tartarugas. Infelizmente, uma delas provavelmente é do mal. Eu já vi filmes de terror o suficiente para saber disso”

“Imagine ter que viver com seus parentes por mais de 100 anos”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!