Prestes a completar um mês de atividade explosiva, o vulcão Cumbre Vieja, das Ilhas Canárias, está expelindo mais lava, cortesia de novos terremotos que acometeram a região espanhola – em especial, um tremor de 4,5 pontos de magnitude (escala Richter) que atingiu a área no último dia 14.

Leia também

O instituto local de vulcanologia falou em um “tsunami” que passou a descer pela encosta do vulcão nas Canárias, cuja lava já causou a evacuação de mais de sete mil pessoas de suas casas – felizmente, o episódio não teve registro de nenhuma morte.

Em outro vídeo, veiculado pelo próprio instituto, vemos o que pode ser um “rio de magma”, que atinge temperaturas aproximadas de 1100º C (Celsius), destruindo tudo em seu caminho. Ao todo, cerca de 7,36 quilômetros quadrados (km²) foram submergidos em lava na ilha de La Palma, onde o vulcão está situado.

publicidade

O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção oficialmente no dia 19 de setembro de 2021, após alguns dias de aumento da atividade tectônica da região acelerarem o comportamento da sua caldeira. Felizmente, o sinal de alerta fez com que as autoridades tomassem atitudes preventivas, evacuando a população local – não que isso tenha impedido a destruição: até a última quinta (14), a lava havia se espalhado por 674 hectares, e aproximadamente 1,5 mil edifícios foram destruídos.

Em um comunicado divulgado no mesmo dia, o governo das Ilhas Canárias afirmou que esse se trata do “episódio vulcânico de maior dano na Europa nos últimos 100 anos”.

Apesar da situação em relativo controle, especialistas ainda não conseguem afirmar quanto a erupção vai acabar de vez, e há uma preocupação crescente com a chegada da lava ao mar: em contato com a salinidade da água, o magma pode produzir dióxido de enxofre, um gás nocivo aos pulmões e que pode levar à morte por dificuldades respiratórias. Mais além, nuvens desse gás são bastante leves, podendo ser carregadas pelos ventos para países próximos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!