Google Trends: busca por termos relacionados à ‘privacidade de dados’ cresce 40% no Brasil

Por Tamires Ferreira, editado por Tissiane Vicentin 19/10/2021 16h15
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De acordo com dados do Google Trends, as buscas por termos relacionados à privacidade de dados aumentaram mais de 40% entre setembro de 2020 e o mesmo mês em 2021.

O período de crescimento ocorreu em paralelo ao primeiro ano de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (13.709/18) – LGPD. A LGPD, inclusive, também foi um termo que registrou aumento de 50% nas buscas durante o mesmo período.

O interesse pela privacidade dos dados já ganhava destaque antes da LGPD entrar em vigor. A discussão e tramitação para a aprovação da lei ocorreu durante cinco anos e já neste período o Google apontava um crescimento de 210% na busca pelos termos.

Logotipo da página de pesquisa do Google através de uma lupa na tela de um computador
LGPD: busca por privacidade dos dados cresce 40% no Google. Imagem: Vladimir Sukhachev/Shutterstock

Nos últimos 12 meses, entre as perguntas mais digitadas no campo de busca do Google estão:

  • O que significa privacidade?
  • Invasão de privacidade é crime?
  • O que é privacidade nas redes sociais?
  • O que é dados pessoais sensíveis?
  • O que é privacidade de dados?
  • O que é política de privacidade em um site?
  • O que significa proteger a privacidade?
  • Para que serve a política de privacidade?

Leia mais!

Brasileiros não confiam no compartilhamento de dados

Corroborando com o interesse pelo tema, uma pesquisa recente da consultoria Bain & Company apontou que 1 a cada 3 brasileiros não pretende autorizar o compartilhamento de dados por medo de futuras ligações de telemarketing.

Além do medo do telemarketing, entre outras principais razões para não haver o interesse no compartilhamento estão: 35% não querem que as instituições tenham acesso aos seus dados financeiros e 34% não acham que esse seja um processo seguro.

A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020 após sanção do presidente Jair Bolsonaro. Deste então, as empresas vêm tentando se adaptar e se encaixar nas novas regras, que passaram a dar aos usuários mais liberdade e controle sobre seus dados.

Com intuito de ajudar o cidadão a entender a nova lei e as diferenças entre dados pessoais e sensíveis, o Olhar Digital preparou um tira-dúvidas sobre o tópico. Você pode acessar o material clicando aqui.

Crédito imagem principal: wk1003mike/Shutterstock

Fonte: Convergência Digital

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Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

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Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital