Na luta para impedir violações de suas regras de uso, o Facebook vai começar a punir de outras formas os infratores. A nova política faz com que esses usuários tenham a distribuição de suas postagens reduzida nos grupos da plataforma. Isso faz com que o post chegue a um número menor de pessoas.

O curioso é que a regra será aplicada mesmo que a infração tenha acontecido fora dos grupos, em outro ambiente da rede social. A nova política será usada a qualquer membro de um grupo que teve uma postagem removida por violar um dos Padrões da Comunidade do Facebook nos últimos 90 dias.

publicidade

A política também é proporcional à infração: quanto mais publicações violarem as regras, maior vai ser a restrição dos posts em grupos. A intenção é que isso evite que mais postagens desses usuários atinjam um número grande pessoas; além de desancorar novas quebras dos termos de uso.

Infratores no Facebook

“Esta medida ajudará a reduzir a capacidade dos membros que violam nossas regras de alcançar outras pessoas em suas comunidades e se baseia nas restrições existentes impostas aos membros que violam os Padrões da Comunidade”, escreveu o Facebook em um comunicado sobre os infratores.

Leia também:

A rede social ainda diz que já efetua restrições desse tipo. A novidade, é que agora esses bloqueios vão ser aplicados mesmo que a quebra ocorra fora dos grupos. Atualmente, um usuário pode ser removido de um grupo ou ter sua distribuição prejudicada, mas apenas se a infração ocorrer naquele grupo específico.

O momento em que a nova regra é divulgada também não é  à toa. O Facebook está enfrentando diversos questionamentos das autoridades sobre a forma como lida com infratores e fake news. Isso foi potencializado com o recente vazamento de documentos confidenciais da empresa por uma ex-funcionária.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!