Mark Zuckerberg vira réu em processo contra o Facebook; entenda

Por Tamires Ferreira, editado por André Lucena 20/10/2021 15h45, atualizada em 20/10/2021 16h19
Inagem mostra o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sentado em um acadeira de madeira, respondendo a perguntas durante uma audiência. Ele veste terno preto com gravata da mesma core está com o cabelo curto
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já esteve em diversas audiências junto às autoridades americanas, respondendo a questionamentos sobre privacidade. Imagem: Chip Somodevilla / Getty Images
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O procurador-geral de Washington DC, Karl Racine, informou via Twitter que acaba de adicionar Mark Zuckerberg como réu no processo contra o Facebook sobre violações de privacidade relacionadas ao escândalo Cambridge Analytica.

“Nossa investigação contínua revelou que ele estava pessoalmente envolvido em decisões relacionadas à Cambridge Analytica e à falha do Facebook em proteger os dados do usuário”, disse Racine, ressaltando que a rede social “deve assumir sua responsabilidade de proteger os usuários com a mesma seriedade” em que a investigação está sendo feita.

Rancine observou ainda que, desde que entrou com o processo, em 2018, diversos documentos foram analisados e ex-funcionários também foram ouvidos. Segundo informações do tabloide TechCrunch, a decisão de incluir o fundador da rede social no processo pode adicionar ao programador responsabilidade pessoal pela primeira vez movida por entidade governamental nos Estados Unidos.

Relembre o escândalo da Cambridge Analytica

Um dos maiores escândalos do ano de 2018 no mundo da tecnologia foi o da Cambridge Analytica. Este é o nome de uma empresa de marketing que teve acesso a dados de 87 milhões de usuários do Facebook indevidamente, sem que muitos deles soubessem e sem que a própria rede social tivesse lhes dados permissão.

Um professor de psicologia desenvolveu um aplicativo que faz um teste de personalidade do usuário. Esse app precisa ter acesso ao perfil no Facebook do usuário que quiser participar. O problema é que os dados dessa pessoa e os dados dos seus amigos não eram coletados para o professor, mas sim para a empresa Cambridge Analytica.

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Com a informação privilegiada, a empresa passou a usar os dados para direcionar anúncios no Facebook. A rede social até ficou sabendo do vazamento e ordenou que a empresa apagasse os dados coletados – mas nunca foi até lá conferir se eles tinham mesmo sido apagados. Entre os 87 milhões de usuários afetados, havia, pelo menos, 440 mil brasileiros.

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Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.