Se você achou curioso o formato fálico do New Shepard, foguete da Blue Origin, precisa conhecer o Mach 5, o avião hipersônico que a canadense Space Engine System (SES) planeja lançar em 2022. O que chama a atenção é o apelido bem curioso que a empresa aeroespacial resolveu dar para o veículo: “Sexbomb”, ou, em bom português, Bomba Sexual.

Esquema detalha funcionamento do avião hipersônico canadense Mach 5, a Bomba Sexual da SES. Imagem: Space Engine System – Divulgação

Segundo comunicado oficial da SES, o lançamento, que será feito a partir do Aeroporto Lynn Lake, no norte de Manitoba, província na região central do Canadá, servirá para testar o protótipo do motor da espaçonave Mach 5.

publicidade

Agora, a pergunta que não quer calar é: de onde eles tiraram a ideia do nome Bomba Sexual? “A energia cinética em Mach 5 é muito alta”, disse Pradeep Dass, presidente e CTO da empresa, ao site Futurism. “Vai funcionar como uma bomba se atingir alguma coisa. E é sexy, então é uma bomba sexual”, explicou Dass (se é que se pode chamar isso de explicação).

Seja como for, é impossível não esperar pelas reações da fábrica de memes de Elon Musk no Twitter.

publicidade
Para Pradeep Dass, presidente e CTO da empresa, o avião tem uma energia cinética muito alta e é “sexy”, por isso o nome Bomba Sexual. Imagem: SES via Global News

Leia mais:

Como será o lançamento da Bomba Sexual da SES

De acordo com Dass, a Bomba Sexual será lançada de um balão gigante a 33,5 mil metros no ar. A nave, então, acabará caindo a quase duas vezes a velocidade do som antes de ligar seus motores e acelerar a velocidades de mais de 3.700 mph, antes de pousar.

publicidade

O motor em si usará um sistema de combustão multicombustível de “propelentes sólidos e líquidos não tóxicos”, de acordo com o site da SES. Embora a empresa tivesse planejado inicialmente um teste para 2021, ele foi adiado para 2022 devido ao processo de aprovação regulatória, relata o The Manitoba Post. 

Segundo a SES, a meta é lançar missões com tripulação até 2025, porém, com passagens custando um terço do que custa em outras empresas de turismo espacial. Além disso, seus executivos esperam que a tecnologia hipersônica abra as portas para novas inovações, sugerindo que seus veículos poderiam “entregar órgãos humanos para transplantes que salvam vidas de Toronto para Edmonton em 30 minutos”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!