A SpaceX celebrou o progresso feito pela empresa com a Starship por meio da divulgação de um novo vídeo em seu perfil no Twitter. Intitulado “Gateway to Mars” (“Portal para Marte”, na tradução livre), o material de 90 segundos mostra diversos detalhes da nave orbital da companhia, bem como ela montada no foguete Super Heavy.

Leia também

publicidade

A Starship, cujo protótipo mais avançado é o “SN20”, está aguardando aprovação governamental enquanto executa diversos testes de integridade a fim de garantir seu voo inaugural até o final de 2020. Até agora, porém, a SpaceX não se comprometeu com uma data definitiva.

O vídeo vem pouco depois do CEO e fundador da SpaceX, Elon Musk, divulgar em sua conta pessoal do Twitter uma imagem que mostra a Starship SN20 e o foguete Super Heavy lado a lado. A legenda diz “Starbase sob construção”, em referência à estrutura de lançamento do conjunto.

publicidade

Vale notar que, embora estejam lado a lado, os dois componentes devem ser empilhados antes do lançamento, o que faz do conjunto um dos maiores projetos do setor, atingindo aproximados 120 metros (m) de altura.

A SpaceX não revelou quais protótipos da Starship foram mostrados no vídeo, mas na marca de 30 segundos, vemos a gravação de um teste que mostra uma delas se ajustando no ar, cuidadosamente se posicionando da forma correta e aterrissando levemente ao chão. Outros vídeos seguem até a marca de um minuto.

publicidade

O último voo bem sucedido foi o da Starship SN15, que executou um teste de soft landing (aterrissagem suave). De acordo com Elon Musk, as gerações atuais da Starship ajudarão a empresa a abrir caminho para a raça humana estabelecer colônias em Marte.

Mas para isso, ele precisa da aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que ainda está deliberando sobre os impactos de um novo teste da SpaceX sobre o meio ambiente e outras considerações. Ainda não há uma data para essas considerações serem finalizadas, mas se tudo der certo, o voo de teste orbital que vai inaugurar a Starship pode acontecer até dezembro de 2021.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!