Astronauta da missão Crew-3 será a 600ª pessoa a viajar ao espaço

Matthias Maurer, astronauta alemão a serviço da ESA, disse ser o “sortudo que tirou o número mais redondo”; missão parte no Dia das Bruxas
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 27/10/2021 12h46, atualizada em 28/10/2021 14h58
matthias-maurer-capa
Imagem: ESA/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O astronauta alemão Mathias Maurer, integrante da missão Crew-3, será a 600ª pessoa a viajar ao espaço, segundo informa a agência espacial europeia (ESA). A missão, operada pela SpaceX, levará quatro astronautas a bordo da nova nave Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS) no Dia das Bruxas (vulgo “Halloween”, em 31 de outubro de 2021).

Leia também

Maurer é um dos quatro passageiros da nave – recentemente batizada “Endurance” -, que ficarão hospedados na ISS, substituindo outros quatro viajantes que retornarão à Terra: Robert Kimbrough, Megan McArthur (Nasa), Akihiko Hoshide (Jaxa) e Thomas Pesquet (ESA) devem voltar para casa depois de pouco mais de seis meses lá em cima. Vale lembrar que Maurer foi treinado como suplente de Pesquet, caso o francês não pudesse comparecer à missão anterior – a Crew-2, lançada em abril deste ano.

Foto mostra o astronauta Matthias Maurer, da missão Crew-3, junto de seus companheiros de voo Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron
Matthias Maurer (esq.) viajará em direção à ISS junto de seus companheiros de missão. Da esquerda para a direita, junto dele, temos Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron (Imagem: Nasa/Divulgação)

Junto do astronauta alemão, estarão na Crew-3 Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron (Nasa). Destes, apenas Marshburn tem experiências anteriores de voo ao espaço (é a terceira viagem dele).

“Eu na verdade ofereci a posição à Kayla, porque ela e eu viajaremos juntos [na nave], mas eu dei a sorte de pegar o número redondo”, disse Maurer a alguns jornalistas presentes na sua chegada ao Kennedy Space Center, estrutura da Nasa localizada na Flórida. “Mas tudo bem, todos nós vamos nos divertir no espaço”.

Esse tipo de numeração não tem nenhuma atribuição prática, embora o método para designá-la seja relativamente específico: é a posição onde você vai sentar dentro de uma espaçonave que define qual será o seu número.

Ironicamente, o astronauta norte-americano Thomas Marshburn quase esteve em uma posição similar à de Maurer: durante seu primeiro voo, em 2009, o estadunidense passou perto de ser o 500º astronauta no espaço – o posto, porém, acabou indo para outro viajante – Chris Cassidy – com base onde ele se sentou no ônibus espacial Endeavour.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital