Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação
A agência espacial norte-americana (Nasa) retomou as atividades de pesquisa em Marte após um blecaute voluntário nas comunicações. Com isso, o helicóptero Ingenuity já levantou voo mais uma vez e, agora, as primeiras fotos tiradas pelo rover Perseverance desde o início de novembro foram divulgadas.
Leia também
O contato com os aparelhos foi cortado a fim de preservar suas capacidades de comunicação frente a um evento de conjunção solar – basicamente, quando o Sol fica posicionado entre a Terra e outro objeto no espaço (neste caso, Marte). Tais ocasiões trazem um impacto severo em comunicações porque o Sol gera imensa interferência eletromagnética, fazendo com que antenas deixem de seguir seus satélites e passem a seguir o “astro-rei”.
Por essa razão, a Nasa achou melhor desligar as comunicações com o Perseverance, bem como o Ingenuity e o outro rover atualmente em Marte (Curiosity). A China fez o mesmo com o rover Zhurong, pelos mesmos motivos (embora ele ainda não tenha voltado).
A ocasião durou cerca de duas semanas, o que levou alguns usuários das redes sociais a brincarem que os aparelhos “pegaram Covid”, em relação ao tempo de recuperação de aproximadamente 15 dias para infectados pela Covid-19.
Findado o período, o Sol já passou e Marte está novamente em vista, permitindo que o Perseverance volte a explorar a Cratera Jezero, onde a Nasa acredita haver sinais de vida bacteriana antiga devido à presença – há bilhões de anos – de um imenso lago com um delta de rio na hoje paisagem desértica.
“Estou de volta ao trabalho, estacionado entre essas duas belas formações. Venho tirando algumas fotos, estudando o clima, fazendo experimentos químicos e também vou ganhar uma atualização de software”, diz a legenda do tuíte acima, acompanhado pelas primeiras fotos tiradas pelo Perseverance após o silêncio no rádio.
Essas, porém, não são as únicas imagens registradas pelo veículo de exploração terrestre. No site da Nasa (e na galeria abaixo), foram publicadas quase 150 outras.
O Perseverance e o Ingenuity chegaram em Marte em fevereiro de 2021, passando um tempo parados e rodando análises de sistema. Meses depois, o rover deu início à sua missão de coletar amostras de núcleos rochosos em Marte a fim de identificar sinais antigos de vida.
Até o presente momento, já foram coletadas duas amostras completas em três tentativas. A primeira acabou sem sucesso após a amostra retirada esfacelar-se antes que o robô a colocasse no tubo de ensaio.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de outubro de 2021 11:13