“Fita cassete sobre rodas”: designer cria a moto mais quadrada do mundo

Conceito 3D criado por um designer londrino traz uma moto quadrada inspirada no dobrável Motocompo da Honda, lançado no início dos anos 80
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 29/10/2021 10h52
Motocompo XL, um conceito de moto bastante quadrada
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já imaginou uma moto tão quadrada que ficasse parecida com uma fita cassete sobre rodas? O designer londrino Allan Williams imaginou e colocou essa característica em seu conceito 3D Motocompo XL, inspirado na minúscula scooter dobrável lançada pela Honda no começo dos anos 80.

Moto inteira
Imagem: Reprodução/Behance/Allan Williams

A criação do designer não é dobrável, tampouco parece minúscula e feita para caber no porta-malas do Honda City (outro lançamento da época). O conceito aparenta ser bem maior, sem oferecer uma pilotagem ao estilo scooter. Agora, o piloto fica em uma posição mais esportiva, com assento mais baixo e guidão junto ao corpo da moto ao invés de estar no topo de um garfo que dobra.

Motocompo antigo ao lado de um Honda City
O motocompo dos anos 80 tinha guidão e pedais dobráveis para dentro do corpo, para caber dentro de um Honda City – Imagem: Morio/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported)

Dotada de um estilo mais industrial e cyberpunk, a quadrada moto traz barras de luz de LED para iluminação dianteira e traseira e painéis inspirados em aeronaves. Dois pneus Eagle F1 de alta performance da Goodyear são acompanhados de um um conjunto de tampas de disco aerodinâmico, que ajuda ainda mais a modernizar a máquina.

Parte da frente do conceito
Imagem: Reprodução/Behance/Allan Williams

Já quanto às questões retrô, além de se parecer com uma fita cassete (formato de mídia que reinava há 40 anos), o conceito de Williams tem a marca Honda tradicional gravada no corpo. A moto ainda mantém as duas opções de cor originais da Motocompo oitentista: vermelha e amarela.

Quadrada e elétrica

detalhe do corpo do Motocompo XL
Imagem: Reprodução/Behance/Allan Williams

Outra diferença quanto à versão original é que o Motocompo XL é um conceito com motorização elétrica. O Motocompo produzido entre 1981 e 1983 trazia um o ciclomotor a combustão de 2,5 hp a 5.000 rpm e 49 cc. A motinha foi considerada a menor scooter Honda a ser lançada, medindo 118,5 x 24 x 54 cm.

Duas motos do conceito do designer
Imagem: Reprodução/Behance/Allan Williams

Para produzir seu conceito, Allan Williams trabalhou com os softwares Fusion 360 e Cinema 4D. Na texturização, usou Substance Painter, com a moto sendo renderizada com Redshift. O Motocompo XL de Allan Williams pode ser visto em mais detalhes em sua página no Behance.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital