O Google Tradutor é uma ferramenta muito útil na tradução de textos – mesmo que, muitas vezes, não seja tão assertivo por não levar em considerações algumas regras e sotaques locais que apenas um humano poderia levar em conta (ao menos, por enquanto).

No entanto, o que pouca gente sabe é que o aplicativo possui um recurso para tentar adequar ainda mais as traduções à língua pesquisada: é o ‘região da fala’.

publicidade

Quando ativada, a ferramenta adapta as palavras traduzidas para estar de acordo com a forma de falar da região escolhida. Além dessa configuração, o app ainda dá a possibilidade de determinar a velocidade da pronúncia, bem como o bloqueio de palavras ofensivas.

O conjunto de ferramentas ficam na aba de voz do Google Tradutor e é muito simples e fácil de ativá-lo.

Acompanhe o tutorial abaixo e veja como usar.

Como ativar a Região da fala no Google Tradutor?

1. Abra o app do Google Tradutor e clique em “Configurações”;

2. No menu suspenso “Voz”, clique em “Região da fala”;

3. Em seguida, toque no local do idioma para o qual o conteúdo será traduzido – aqui clicamos em “Português” e depois “Português Brasil”;

4. Prontinho! Região da fala configurada. Agora, para determinar a velocidade, volte à tela de confgurações e clique em “Velocidade da pronúncia”. Selecione entre as opções ‘Normal’, ‘Lenta’ e ‘Mais lenta’ a velocidade que mais se adequa ao que você deseja;

5. Em “Entrada de fala”, clique na chave seletora “Bloquear palavras ofensivas” para bloquear a tradução de palavrões, por exemplo.

Pronto! Agora você já sabe como usar a Região da fala, bloquear palavras ofensivas e também determinar a velocidade das pronúncias nas traduções.

Pensando em opções de apps além da ferramenta do Google, o Olhar Digital também tem disponível um artigo com dicas de outros apps com a mesma função. Clique aqui para saber mais.

Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.

Leia mais!

Crédito da imagem principal: Ars/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!