O Google Tradutor é uma ferramenta muito útil na tradução de textos – mesmo que, muitas vezes, não seja tão assertivo por não levar em considerações algumas regras e sotaques locais que apenas um humano poderia levar em conta (ao menos, por enquanto).

No entanto, o que pouca gente sabe é que o aplicativo possui um recurso para tentar adequar ainda mais as traduções à língua pesquisada: é o ‘região da fala’.

Quando ativada, a ferramenta adapta as palavras traduzidas para estar de acordo com a forma de falar da região escolhida. Além dessa configuração, o app ainda dá a possibilidade de determinar a velocidade da pronúncia, bem como o bloqueio de palavras ofensivas.

O conjunto de ferramentas ficam na aba de voz do Google Tradutor e é muito simples e fácil de ativá-lo.

publicidade

Acompanhe o tutorial abaixo e veja como usar.

Como ativar a Região da fala no Google Tradutor?

1. Abra o app do Google Tradutor e clique em “Configurações”;

2. No menu suspenso “Voz”, clique em “Região da fala”;

3. Em seguida, toque no local do idioma para o qual o conteúdo será traduzido – aqui clicamos em “Português” e depois “Português Brasil”;

4. Prontinho! Região da fala configurada. Agora, para determinar a velocidade, volte à tela de confgurações e clique em “Velocidade da pronúncia”. Selecione entre as opções ‘Normal’, ‘Lenta’ e ‘Mais lenta’ a velocidade que mais se adequa ao que você deseja;

5. Em “Entrada de fala”, clique na chave seletora “Bloquear palavras ofensivas” para bloquear a tradução de palavrões, por exemplo.

Pronto! Agora você já sabe como usar a Região da fala, bloquear palavras ofensivas e também determinar a velocidade das pronúncias nas traduções.

Pensando em opções de apps além da ferramenta do Google, o Olhar Digital também tem disponível um artigo com dicas de outros apps com a mesma função. Clique aqui para saber mais.

Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.

Conheça também outras opções de tradutor de inglês para português!

Leia mais!

Crédito da imagem principal: Ars/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!