Lançamento de foguete Soyuz “foi perfeito”, segundo a Nasa

Missão levou a nave russa Progress 79, que carregava três toneladas de suprimentos variados, à Estação Espacial Internacional
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 02/11/2021 12h49, atualizada em 03/11/2021 13h44
lancamento-soyuz-outubro-2021-capa.webp
Lançamento de um foguete Souyz, mesmo modelo que será usado nesta terça-feira (25) para disparar a cápsula Progress 82 para a Estação Espacial internacional (ISS). Imagem: Roscosmos/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

“Foi perfeito”. Foi assim que a Nasa definiu o lançamento do foguete Soyuz, em 27 de outubro, no qual estava acoplada a nave russa Progress 79. Ela carregava cerca de três toneladas de suprimentos variados para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O lançamento foi feito no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 21h (horário de Brasília). Dois dias depois, a nave chegou à ISS e atracou-se ao módulo Nauka, na parte russa da estação. Uma vez posicionada, foram retirados da nave diversos recursos científicos, além de comida e combustível.

Leia também

https://twitter.com/glavkosmosJSC/status/1453519166250627077

“Um lançamento perfeito do cosmódromo Baikonur no Cazaquistão”, disse o porta-voz da Nasa, Rob Navias. O plano agora é o de que a Progress 79 fique em torno de seis meses atracada na ISS.

O lançamento bem-sucedido serve para quebrar a sequência de “atos falhos” sofridos pela parte russa da estação: em julho de 2021, o módulo Nauka, então recentemente instalado na ISS, acionou seus propulsores inadvertidamente, desviando toda a estação do eixo em 540 graus.

Posteriormente, a cápsula Soyuz MS-18 – a mesma que trouxe de volta uma equipe russa de cinema que conduziu filmagens na ISS – conseguiu tirar a estação inteira de sua orientação programada. Segundo a Nasa e a Roscosmos (agência espacial russa), especialistas ainda estão averiguando o que aconteceu.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital