“Homem Voador” visto nos céus dos EUA era, na verdade, um balão

Objeto foi visto em novembro de 2020 e, segundo relatos, parecia ser um homem com um veículo de propulsão em suas costas
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 03/11/2021 19h26, atualizada em 04/11/2021 11h36
jack-skellington-capa-1
Imagem: Disney/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Jack Skellington. Sim, o suposto “homem de jetpack” visto nos céus ao redor do aeroporto internacional de Los Angeles (LAX), na Califórnia, provavelmente era um balão com o formato do icônico personagem de Halloween da Disney, protagonista do filme O Estranho Mundo de Jack, de 1993.

A informação (ainda não confirmada) veio do FBI, que investigou os relatos de avistamentos de “homens vestindo jetpacks” em pelo menos três ocasiões, entre o segundo semestre de 2020 e 2021. Os vídeos dos avistamentos, capturados por pilotos de linhas aéreas privadas e até alguns oficiais do departamento de polícia local, viralizaram graças a matérias veiculadas pela emissora NBC.

Leia também

Sobre os dois avistamentos relatados em 2020: o primeiro veio em 30 de agosto (18h30, horário local); e o segundo, em 14 de outubro (horário não informado). Finalmente, o terceiro veio em 28 de julho deste ano (18h10, mais uma vez, horário local).

Na última segunda-feira (1), oficiais disseram que, após um ano de investigação, os agentes federais não conseguiram encontrar testemunhas adicionais para nenhum dos três relatos, nem pessoalmente, nem em vídeo. A ideia era a de encontrar alguém que tivesse registrado a queda dos objetos para, quem sabe, promover o recolhimento posterior e confirmar a teoria dos balões.

“A Administração de Aviação Civil dos Estados Unidos [FAA] trabalhou em parceria com o FBI para investigar todos os relatos do ‘Homem de Jetpack’”, disse um porta-voz da agência de regulamentação da aviação americana. “Até agora, contudo, nenhum desses relatos pôde ser confirmado”.

Apesar da “teoria de Jack Skellington” se aplicar mais ao terceiro avistamento, mais recente, o FBI trabalha com a possibilidade de que os dois anteriores também fossem balões que escaparam de seus donos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital