Foguete Falcon Heavy, da SpaceX, já tem cinco lançamentos confirmados para 2022

Novo contrato com a Space Force ampliou volume de missões confirmadas e vem estabelecendo o sucesso do maior foguete do mundo em operação
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 03/11/2021 18h39, atualizada em 04/11/2021 11h43
Falcon-Super-Heavy-Disparo-Estatico
Imagem: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O maior foguete em operação no mundo, o Falcon Heavy da SpaceX, já tem cinco missões confirmadas para 2022, graças a um novo contrato firmado com a Space Force – braço das forças armadas dos EUA para a exploração do espaço -, segundo anúncio feito pelo próprio órgão.

Falando com exclusividade ao site SpaceNews, um porta-voz do Comando de Sistemas Espaciais dos EUA disse que o contrato intitulado “USSF-67” refere-se ao lançamento de um foguete Falcon Heavy à órbita geoestacionária, mas não é possível saber qual dos cinco lançamentos corresponde a ele. Entretanto, o site dá a entender que três deles são só com a Space Force.

Leia também

A notícia vem em boa hora para Elon Musk, CEO e fundador da empresa, que vê a confiança do governo norte-americano na tecnologia desenvolvida pela SpaceX crescer ainda mais. Além da Space Force, a companhia tem um contrato bilionário com a Nasa, que envolve participação aprofundada no Projeto Artemis, que levará o homem de volta à Lua até 2025.

Isso, contando apenas contratos governamentais e excluindo da equação os voos privados, como foi o caso da Inspiration4.

O Falcon Heavy é, hoje, o maior foguete em operação do mundo: com 70 metros (m) de altura, o primeiro estágio é impulsionado por 27 motores Merlin 1D, distribuídos entre os foguetes auxiliares (nove em cada) e o núcleo (com mais nove).

Vale lembrar que o Falcon Heavy passou por dois adiamentos – ambos com a Space Force – que empurraram suas respectivas missões (USSF-44 e USSF-67) para períodos variados entre o primeiro e o terceiro trimestres do ano que vem. Mas pelo que se sabe, a “culpa” foi da Força Espacial, que não entregou a “carga” no prazo combinado, e não da SpaceX.

Além destas três missões, a SpaceX também será incumbida de levar o satélite ViaSat-3 para a órbita da Terra (segundo trimestre, 2022). Finalmente, o explorador de asteroides Psyche, da Nasa, deve decolar em agosto de 2022.

De acordo com a Space Force e a ViaSat, quatro dos cinco lançamentos estão dentro do prazo previsto. A Nasa, porém, ainda não se manifestou quanto à sua missão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital