O maior foguete em operação no mundo, o Falcon Heavy da SpaceX, já tem cinco missões confirmadas para 2022, graças a um novo contrato firmado com a Space Force – braço das forças armadas dos EUA para a exploração do espaço -, segundo anúncio feito pelo próprio órgão.

Falando com exclusividade ao site SpaceNews, um porta-voz do Comando de Sistemas Espaciais dos EUA disse que o contrato intitulado “USSF-67” refere-se ao lançamento de um foguete Falcon Heavy à órbita geoestacionária, mas não é possível saber qual dos cinco lançamentos corresponde a ele. Entretanto, o site dá a entender que três deles são só com a Space Force.

Leia também

A notícia vem em boa hora para Elon Musk, CEO e fundador da empresa, que vê a confiança do governo norte-americano na tecnologia desenvolvida pela SpaceX crescer ainda mais. Além da Space Force, a companhia tem um contrato bilionário com a Nasa, que envolve participação aprofundada no Projeto Artemis, que levará o homem de volta à Lua até 2025.

publicidade

Isso, contando apenas contratos governamentais e excluindo da equação os voos privados, como foi o caso da Inspiration4.

O Falcon Heavy é, hoje, o maior foguete em operação do mundo: com 70 metros (m) de altura, o primeiro estágio é impulsionado por 27 motores Merlin 1D, distribuídos entre os foguetes auxiliares (nove em cada) e o núcleo (com mais nove).

Vale lembrar que o Falcon Heavy passou por dois adiamentos – ambos com a Space Force – que empurraram suas respectivas missões (USSF-44 e USSF-67) para períodos variados entre o primeiro e o terceiro trimestres do ano que vem. Mas pelo que se sabe, a “culpa” foi da Força Espacial, que não entregou a “carga” no prazo combinado, e não da SpaceX.

Além destas três missões, a SpaceX também será incumbida de levar o satélite ViaSat-3 para a órbita da Terra (segundo trimestre, 2022). Finalmente, o explorador de asteroides Psyche, da Nasa, deve decolar em agosto de 2022.

De acordo com a Space Force e a ViaSat, quatro dos cinco lançamentos estão dentro do prazo previsto. A Nasa, porém, ainda não se manifestou quanto à sua missão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!