Forza Horizon 5 terá suporte a linguagem de sinais (mas ainda não em PT-Br)

Parceria feita pela Microsoft contempla apenas o inglês britânico e o inglês dos Estados Unidos; O jogo vem sendo bem elogiado pela crítica
Rafael Arbulu06/11/2021 18h07
forza-horizon-5-capa.webp
Imagem: Microsoft/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Forza Horizon 5 é um sucesso, e vai ficar ainda maior com uma atualização que vai inserir a linguagem de sinais para alguns de seus usuários. Infelizmente, não estamos falando da linguagem “brasileira” de sinais – a popular LIBRAS – já que o update do jogo, por ora, contempla apenas o inglês britânico (BSL) e o inglês dos Estados Unidos (ASL).

A novidade foi comunicada pelo Xbox Wire, o serviço de notícias oficial da Microsoft para o seu console; seguida de um vídeo demonstrativo publicado no canal oficial do jogo no YouTube. Você pode conferir o material abaixo, com legendas (em inglês):

Leia também

Nas comunicações oficiais da Microsoft em português, não encontramos referências específicas sobre LIBRAS.

No que tange aos idiomas que estarão no jogo, o vídeo acima mostra que um intérprete será exibido no canto inferior direito da tela, em modo PiP (Picture-in-Picture, o mesmo modo da janela de vídeo aberta pelo WhatsApp).

Questões de acessibilidade estão se tornando cada vez mais evidentes em jogos, com diversos exemplos adotando medidas que incluem diversos tipos de dificuldades do espectro audiovisual: hoje, a maior parte dos jogos inclui filtros de cor para daltônicos, por exemplo.

No Brasil, a novidade do Forza Horizon 5 foi bem vista, com o perfil brasileiro da organização AbleGamers (@ablegamersbr) celebrando a chegada do recurso, e torcendo para que, no futuro, os nossos surdos possam ser incluídos nesse suporte:

Na parte da Microsoft, ainda não há informação de que o suporte a LIBRAS chegará.

Forza Horizon 5 vem arrematando imenso favorecimento na crítica especializada, incluindo o Olhar Digital. Em nosso review, o editor Renato Mota fez questão de ressaltar o primor de detalhes no que tange à qualidade gráfica do jogo, além de detalhar o mundo extremamente aberto e extremamente dinâmico onde se ambientam as suas corridas, bem como o uso de pronomes neutros para os perfis de jogadores:

“Depois de nos levar aos festivais ‘Horizon’ nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Reino Unido, agora é a vez da Turn 10 explorar o cenário que, na minha opinião, traz mais rico e cheio de possibilidades da série até então: o México. Das praias da Riviera Maia, ao deserto da Baja Califórnia, passando pelo vulcão La Gran Caldera, ‘Forza Horizon 5’ é de longe o jogo mais bonito da franquia – e possivelmente um dos mais bonitos da geração atual. Estradas de asfalto, terra, lama e até trilhas no meio da floresta seguem a mesma regra, “se você pode enxergar, dá para dirigir”

Renato Mota, Olhar Digital

Forza Horizon 5 já está disponível para compra e será uma das inclusões deste mês no serviço de assinatura Xbox Game Pass.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.