Se tem uma coisa que o brasileiro sabe ser é “zoeiro never ends”. Muitos arriscam dizer que as redes sociais no Brasil é, provavelmente, uma das maiores fábricas de memes na internet. Contudo, sendo um fato ou não, com certeza somos os mais criativos e bem-humorados.

De onde veio os memes e como criar um no celular?. Imagem: Axel Decimo/iStock
De onde veio os memes e como criar um no celular?. Imagem: Axel Decimo/iStock

Mas de onde veio o nome meme?

O nome “meme”, que tem origem grega e significa limitação, foi visto pela primeira vez no livro “O Gene Egoísta”, do biólogo britânico Richard Dawkins, em 1976. A intenção era comparar a transmissão de ideias da sociedade à replicação de material genético.

Como assim?

O meme seria uma unidade de conhecimento que pode ser copiada e transferida de cérebro a cérebro, assim como o processo de multiplicação de gene. Dessa forma, ele também pode mudar, evoluir e adquirir novas características.

publicidade

No conceito de meme como o conhecemos, isso significa que diversos conteúdos, como imagens, vídeos, textos, podem ser usados em contextos diferentes, ganhando, inclusive, novos significados.

A palavra original seria mimeme, associada à mímica, mas para se aproximar da palavra “gene”, Dawkins abreviou para meme. O dicionário Merriam-Webster define meme como “uma ideia, comportamento, estilo ou uso que passa de pessoa para pessoa em uma cultura”.

Quando foi usado o primeiro meme?

Alguns dizem que o primeiro meme foi registrado na internet em 1998, por Joshua Schachter, através do weblog Memepool. No entanto, só após os anos 2000, com o boom da internet e a chegada das redes sociais, principalmente Reddit e Facebook, que começaram a ser classificados como memes e se tornaram o que conhecemos hoje.

Leia mais!

Como fazer um meme no celular?

Hoje, com o avanço da tecnologia e, consequentemente, dos celulares, ficou fácil criar um meme. Existem diversos apps que automatizam esse trabalho, possibilitando que você use, inclusive, fotos da biblioteca de imagens (álbuns) do seu dispositivo.

Escolhemos o app Meme Generator, disponível para Android e iOS, para mostrar o passo a passo para ser um criador de memes e arrancar boas risadas dos amigos. Acompanhe o tutorial abaixo!

1. Baixe o app Meme Generator e na tela inicial clique no ícone de “+”, no canto superior direito da tela;

2. Em seguida, toque em “Take Photo” ou “Choose from Library” para tirar uma foto ou ir a sua galeria de imagens, respectivamente;

3. Selecione a foto e acrescente o texto que deseja. No “Upper text” você adiciona texto na parte de cima da foto, em “Bottom text”, na parte debaixo. Ao clicar em “Add text”, você adiciona outros campos para texto. Você pode pressionar a frase e movimentá-la também;

4. Para salvar o meme, clique em “Save”, a imagem irá automaticamente para o seu álbum. Você também pode compartilhar a imagem direto do app clicando em “Share”;

Prontinho! Agora você já sabe de onde veio os memes e como fazer o seu. Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.