Infelizmente, hoje não é difícil ver notícias de vazamentos de dados na internet. A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclusive, veio para tentar conter os diversos problemas no manejo dessas informações.

Contudo, sempre que lemos algo sobre ‘vazamento de dados’, principalmente para leigos, o conteúdo fica superficial, pairando sobre nossas cabeças, já que não temos dimensão de como ou o que exatamente vazou. E o mais importante: se os meus dados, como e-mail e senhas, também fazem parte dessa exposição.

Leia mais!

Para sanar as dúvidas, no entanto, existe um site chamado ‘Have I Been Pwned’ que informa se sua conta de e-mail, senhas, telefones e informações de localização já foram expostos em algum vazamento ou compartilhamento, estando então, comprometidos.

publicidade

A página não exige cadastro ou algum tipo de assinatura, sendo bem simples de usar. No geral, basta usar o campo de pesquisa para buscar os dados que o site fornece um relatório com a data, local e categoria do dado que foi vazado.

Confira abaixo um tutorial de como usar a ferramenta!

Como saber se meus dados vazaram?

1. Acesse o site Have I Been Pwned aqui, no campo de pesquisa digite o e-mail ou telefone que deseja verificar e clique em pwned?;

2. Os resultados aparecerão logo abaixo;

3. Para verificar as senhas, clique em senhas nas opções do topo da tela, escreva o código e toque novamente em pwned?;

4. Como no passo 2, os resultados serão apresentados abaixo;

O site também sugere um passo a passo para você melhorar a segurança dos seus dados. Vale lembrar que, caso a senha tenha sido exposta é de extrema importância que você deixe de utilizar.

Prontinho! Agora você já sabe como conferir se seus dados vazaram de algum banco de dados. Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.