A Ferrari 812 Competizione será o último carro da fabricante italiana a vir com um tradicional motor V12 a combustão interna. E não se trata de qualquer V12, já que a sucessora da F12 ostenta um motor com deslocamento de 6.500 cilindradas que gera a exorbitante potência de 830 cavalos. Não é por preciosismo, com base nisso, que a Ferrari o chame de “vossa majestade”.

O jornalista Adam Towler, da EVO Magazine, fez um teste exclusivo com a Ferrari 812 na pista de Fiorano, na Itália, e pôde ser um dos poucos no mundo a experimentar o modelo — a variante Competizione terá apenas 1.000 unidades produzidas.

publicidade

É impossível descrever a incrível sonoridade do motor, portanto, pule para o trecho entre 2min30s e 3min53s no vídeo abaixo para conferir. Não de forma surpreendente, Towler se exalta — “It revs like hell!” (“acelera para diabo”) — durante o ensaio no circuito ferrarista.

Especificações técnicas

Em relação à Superfast, vários componentes no motor V12 aspirado foram redesenhados para conferir maior performance. As bielas são de titânio, o que garante uma redução de 40% no peso do propulsor. Já o pistão apresenta um revestimento semelhante ao diamante para reduzir o atrito, o que melhora o consumo de combustível, e o virabrequim remodelado é 3% mais leve do que no Superfast — o modelo padrão da 812.

Em números de potência de pico, a cifra aumenta de 789 cavalos a 8.500 rpm na Superfast para os já anunciados 830 cavalos a 9.250 rpm na variante. O torque, por sua vez, cai de 240 kgfm para 233 kgfm.

Vale lembrar, porém, que a grandeza da Ferrari 812 Competizione vai além do motor. Para começar, a variante é 38 quilos mais leve que a Superfast — o modelo padrão da 812 — em razão de ajustes no chassi que incluem um remodelamento aerodinâmico completo. A Ferrari também calçou um pneu dianteiro de 275 mm na Competizione, uma vez que o eixo traseiro apresenta uma tração independente para as rodas atrás, garantindo maior estabilidade.

Com tamanha imperiosidade e também pelo baixo número de unidades, a Ferrari 812 Competizione é extremamente cara, com a versão mais simples saindo por cerca de 500 mil euros (o equivalente a R$ 3,1 milhões na cotação atual).

Crédito para imagem principal: Reprodução/EVO Magazine/YouTube

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!