O PlayStation 5 assopra sua primeira velinha. O console da Sony completa um ano de lançamento nesta sexta-feira (12) e, antes mesmo do aniversário, bateu a marca de 13 milhões de unidades vendidas. Além disso, o videogame assumiu o posto de console mais vendido, em setembro, roubando o lugar que era o Nintendo Switch há quase três anos.

“Um ano parece ter passado muito rápido desde o primeiro dia em que os jogadores puderam colocar as mãos no PS5 – e estou profundamente honrado por comemorar este incrível primeiro ano com todos vocês”, escreveu Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, no blog do PlayStation.

publicidade

Leia mais:

Em todo o mundo, foram comercializados 13,4 milhões de unidades vendidas em pouco mais de dez meses. Deste total, 3,3 milhões de PlayStation 5 foram vendidos apenas no terceiro trimestre de 2021, período que compreende de julho a setembro deste ano. O console tem ainda o título de hardware que vende mais rápido na história da empresa.

E a quantidade foi inferior ao desejo da Sony. Isso porque, assim como diversas outras companhias de eletrônicos do mundo, a escassez de chips semicondutores para a fabricação do videogame afetou a produção. Como a demanda pelo PS5 continua grande, a preocupação da empresa se agrava. A meta era vender 14,8 milhões de unidades ao longo desse ano fiscal.

“Continuamos a ver uma demanda histórica para o PS5 e entendemos que as restrições de estoque continuam sendo uma fonte de frustração para muitos de nossos clientes. Tenham certeza de que estamos focados em fazer tudo ao nosso alcance para enviar o máximo de unidades possível, é algo em que trabalhamos todos os dias em toda a empresa e continua sendo minha principal prioridade”, disse Jim Ryan.

Imagem mostra um controle DualSense do PlayStation 5 segurado por duas mãos, com uma televisão ligada ao fundo, simbolizando uma partida em curso no videogame
O videogame é também o que vende mais rápido da Sony. Imagem: Mohsen Vaziri/Shutterstock

Mesmo com essa dificuldade, o PlayStation 5 conseguiu parar uma sequência de 33 meses do Nintendo Switch como dispositivo mais vendido, em setembro. O recorde do concorrente vinha absoluto desde agosto de 2018. Ele passou não só em unidades vendidas, como também em valores arrecadados.

Neste aniversário de um ano, Jim Ryan divulgou ainda outros dados sobre o PS5. Coletivamente, os jogadores somaram mais de 4,6 bilhões de horas de jogo no console. Foram também mais de 26 milhões de horas de transmissão de conteúdo. Ele listou também os games mais jogados.

Confira os games mais jogados no PlayStation 5:

  • Fortnite
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • FIFA 21
  • NBA 2K21
  • Assassin’s Creed Valhalla
  • Destiny 2
  • MLB The Show 21
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
  • Demon’s Souls
  • NBA 2K22

“Estamos apenas começando com o PS5. Os criativos desenvolvedores de jogos e parceiros de publicação com os quais trabalhamos lançaram mais de 360 ​​jogos no PS5. Além disso, existem atualmente mais de 25 jogos em desenvolvimento para PS5 no PlayStation Studios”, revelou o CEO.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!