O Google lançou novas ferramentas e recursos para leitores e repórteres para ajudar as organizações de notícias locais. O recurso de manchete é um carrossel que exibe as notícias locais em resposta a consultas de pesquisa, sendo lançado em todo o mundo e em todos os idiomas.
A plataforma disponibilizou inicialmente o recurso para fornecer informações locais para pesquisas sobre a Covid-19 e agora ele foi expandido para outros tópicos, como esportes e governo local.
O Google disse que está aprimorando os seus sistemas para que fontes de notícias locais relevantes e confiáveis apareçam com mais frequência ao lado de publicações nacionais em notícias principais: “Essa melhoria garante que as pessoas verão histórias locais confiáveis quando estiverem procurando notícias, ajudando a marca e o conteúdo dos editores de notícias a alcançar mais pessoas.”
Isso também é capaz de detalhar subtópicos estreitos relacionados a notícias locais, como futebol americano do ensino médio. Assim, combina com seus serviços de localização e deve obter resultados mais relevantes.
“Por exemplo, se você estiver em Detroit e pesquisar por futebol, agora mostraremos os resultados de times locais de colégios e faculdades, em vez de apenas mostrar os resultados de, digamos, o time profissional”, explicou o Google.
Junto com os novos recursos, o Google anunciou novas ferramentas de dados para repórteres. O primeiro é o projeto Census Mapper, que é um mapa que pode ser incorporado em histórias para exibir os dados do Censo em nível nacional, estadual e municipal.
Também é possível pode mostrar dados do Censo em nível local, como as populações mudaram ao longo do tempo. O Google está aprimorando seu Common Knowledge Project, que é um projeto de jornalismo visual que permite que repórteres explorem dados locais.
Leia mais:
- Twitter começa a corrigir os ‘tuítes desaparecidos’
- Spotify prevê ter mais de 400 milhões de usuários até o fim de 2021
- Facebook e Instagram coletam dados de navegação de menores de 18 anos, diz pesquisa
Além disso, os novos recursos podem ser um conforto para muitos jornais locais e sites que fecharam as portas, em parte devido ao fluxo de dólares de publicidade para empresas como Facebook e Google. Isso porque as empresa da tecnologia colocaram alguns fundos para apoiar o jornalismo local.
Fonte: Engadget
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!