No balanço anual do PIX, que completou um ano de operação nesta terça-feira (16), João Manoel Pinho de Mello, um dos diretores do Banco Central (BC), ressaltou a importância do sistema de pagamentos instantâneos quando o assunto é a inclusão financeira dos brasileiros.
Conforme o levantamento do BC, o PIX chegou a uma marca importante neste quesito, atingindo em 12 meses uma fatia de 45,6 milhões de brasileiros (número engloba quem não usou TED nos 12 meses anteriores ao lançamento do PIX e que efetuou pelo menos um pagamento pela plataforma).
Entre o mês de março a outubro, outro número também impressiona. O crescimento na adoção do sistema de pagamentos nas classes mais baixas foi de 131%, indica Pinho de Mello.
Ainda sobre inclusão financeira, o diretor declarou que no universo de usuários do PIX, 35% são pessoas que usam o sistema de Cadastro Único e 25% respondem por quem está cadastrado no programa Bolsa Família.
Uma das metas para o futuro, segundo o diretor, é estimular ainda mais o uso da ferramente com o ‘PIX offline’, que permitirá que as pessoas com acesso limitado à internet móvel também consigam aproveitar o sistema de pagamentos instantâneos no seu cotidiano.
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Números do PIX até aqui
![Imagem mostra a logo do sistema de pagamentos instantâneos PIX na tela de um celular com a marca do Banco Central do Brasil (BC) ao fundo.](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/11/shutterstock_1943978491.jpg)
O BC revela que 62,4% da população adulta já fez um PIX no Brasil, o que corresponde a 104,4 milhões de pessoas. Em volume de transações, os bancos representam 61,4% das operações, enquanto 68,1% vieram de cartões pré-pago e débito.
Por fim, vale ressaltar que o PIX já responde por 72% das transações no país, superando as transferências tradicionais via TED/DOC e também rivalizando com os números do boleto bancário.
Já no meio corporativo, 7 milhões de empresas já adotaram o PIX. O comércio, por sua vez, foi o setor da economia que mais fomentou o uso do sistema de pagamentos instantâneos neste primeiro ano de vida — no e-commerce nacional, por exemplo, o PIX já é aceito por mais da metade das lojas.
Via: Uol
Imagem prinicipal: Divina Epiphania/Shutterstock
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