O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (19) que o Brasil atingiu a marca de mais de 360 milhões doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas desde o início da campanha de vacinação federal.

De acordo com a pasta, 157,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 129,8 milhões tomaram as duas doses, ou a dose única da vacina. Os números apontam que 73,3% da população completou o ciclo vacinal.

publicidade

Leia também!

Visando aumentar ainda mais a adesão a proteção contra a Covid-19, o Ministério da Saúde inicia amanhã (20) a campanha Mega Vacinação para garantir que a população busque a segunda dose do imunizante. O evento acontecerá simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador e Brasília.

A pasta da Saúde informou na última terça-feira (16), a diminuição do intervalo da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. E a partir de agora, a dose adicional está liberada para toda a população adulta acima de 18 anos de idade. Desde que o reforço na imunização começou, o número de vacinas aplicadas atingiu 12,7 milhões.

vacina covid-19 coronavírus
Brasil aplicou mais de 360 milhões de vacinas contra a Covid-19. Imagem: Fabio Rodriges Pozzebom/AgÇencia Brasil

“Vale lembrar que o intervalo entre a dose dois e a de reforço também foi reduzido. Antes, as pessoas precisavam aguardar seis meses para tomar o reforço. Agora, o prazo passa a ser de cinco meses após o esquema vacinal completo. A orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam queda na resposta imune, principalmente, a partir do 5º mês após a dose dois”, informou o Ministério da Saúde.

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!