A um mês de estreia, o roteirista de ‘Matrix Ressurections’ ou ‘Matrix 4’, David Mitchell, deu algumas dicas em uma entrevista ao tabloide CheatSheet sobre o que os fãs podem ou não esperar do novo filme, que volta às telas quase 20 anos após sua última e terceira parte, ‘Matrix Revolutions’, de 2003.
Segundo Mitchell, a quarta produção da franquia não se trata apenas de mais uma sequência e muito menos um reboot ou recauchutagem – o que muitos podem pensar devido ao tempo de distância entre um filme e outro – mas sim uma exploração do antigo que transformará o gênero e as expectativas.
Leia mais!
- Para 2022, Netflix irá investir em 40 produções brasileiras
- ‘Bel-Air’: Peacock lança primeiro trailer do reboot de ‘Um Maluco no Pedaço’; assista
- Diretora de ‘Matrix Resurrections’ gravou 20 minutos sem cortes em cena de ação
“Assisti ao filme em Berlim em setembro”, disse Mitchell. “É realmente bom. Não posso dizer do que trata este filme, mas poderia explicar o que não é. Certamente não é mais uma sequência, mas algo autônomo que contém, no entanto, as três Matrix que o precederam de uma forma realmente engenhosa. É uma criação muito bonita e estranha. Também atinge algumas coisas que não vemos em filmes de ação, o que significa que subverte as regras dos sucessos de bilheteria”, afirmou o coautor.
De acordo com o Collider, a nova entrada na franquia pode narrar, novamente, a luta de Neo (Keanu Reeves) para salvar a humanidade e sair da Matrix. Conforme ‘Matrix Revolutions’, Neo foi o primeiro na história a escolher o amor ao invés de um recomeço na Matrix e ainda conseguir salvar os últimos sobreviventes da humanidade em Zion.
Contudo, o encontro entre O Arquiteto e o Oráculo no terceiro filme sugere que a paz entre máquinas e humanos está firmada, apenas “enquanto durar”, sugerindo uma falsa sensação de paz aos humanos e já prevendo uma maneira de dominá-los novamente.

O trailer de ‘Matrix 4’ indica que Neo – chamado de Thomas Anderson no “mundo real” da sequência – será reintroduzido à Matrix. De acordo com o teaser, inclusive, apenas ele tem déjà vu com cenas do passado que ocorrem após encostar em Trinity (Carrie Ann Moss).
Escrito e dirigido por Lana Wachowski, cocriadora da franquia original, ‘Matrix 4’ traz o retorno de Keanu Reeves na pele de Neo e Carrie-Ann Moss como Trinity. Laurence Fishburne, aparentemente, não retornará como Morpheus no novo filme. Outros nomes que retornam para o quarto longa da saga são Jada Pinkett-Smith como Niobe, Lambert Wilson como Merovingian e Daniel Bernhardt como o agente Johnson.
‘Matrix: Ressurrections‘ está marcado para estrear nos cinemas do mundo todo em 22 de dezembro de 2021. No Brasil, a Warner Bros. antecipou o lançamento em uma semana: 16 de dezembro.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!