Cinco dos sete astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) se juntaram para anunciar, em um vídeo publicado no Youtube, que farão uma “corrida do peru” em celebração ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day) dos Estados Unidos.

A corrida – ou “turkey trot” – é…bem, literalmente, uma corrida. Uma caminhada mais acelerada onde participantes usam adereços e fantasias tematizadas no peru, o animal que simboliza o feriado e é a refeição de praticamente todas as casas norte-americanas durante a ocasião.

publicidade

Leia também

Evidentemente, por estarem no espaço, os astronautas da ISS não poderão fazer uma “corrida do peru” tradicional – a microgravidade meio que dificulta essa parte -, mas de acordo com o engenheiro Raja Chari (NASA), o improviso será a chave do sucesso para o time. Eles basicamente vão usar as esteiras que já usam em suas duas horas obrigatórias de atividade física diária.

“Eu tenho algumas bandanas coloridas para que a tripulação vista”, ele diz no vídeo acima, enquanto brincava que o exercício lhes permitiria queimar as calorias do jantar de Ação de Graças, que terá alguns ingredientes como caranguejo, batata doce e um assado com recheio de frutas – além, claro, do peru.

“Para mim, o Dia de Ação de Graças sempre foi sobre passar mais tempo com aqueles que mais amo”, disse a astronauta Kayla Barron, também da NASA. Ela ainda comentou que os cosmonautas russos da ISS – Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov – também participarão do jantar, ainda que a tradição seja majoritariamente estadunidense.

Mais além, Barron explicou que a preparação da comida será mais simples na ISS, tendo em vista que os astronautas apenas requentarão a comida que lhes foi enviada da Terra.

Já o comandante Mark Van der Hei ressaltou a parceria vivida rotineiramente com seus companheiros de tripulação: “eu vou fazer o meu melhor para mostrar o quão grato eu sou pelos meus amigos. É maravilhoso ter essas pessoas comigo aqui, e nem estamos juntos há tanto tempo assim, mas caramba… já vem sendo maravilhoso”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!