Pro

Brasil: PIB negativo no 3º tri coloca economia em recessão técnica

02/12/21 14h45
Cédulas de 100 e 200 reais

Imagem: Rafastockbr/Shutterstock

Pelo segundo trimestre seguido, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil fechou no vermelho, ou seja, registrando uma variação negativa, uma tendência que aponta para a chamada ‘recessão técnica’ da economia do país.

No terceiro trimestre (que compreende os meses de julho a setembro) o PIB nacional retraiu 0,1%. A estatística foi divulgada nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — vale ressaltar que o instituto já havia registrado uma queda semelhante no segundo trimestre.

Ainda de acordo com o IBGE, o desempenho negativo foi reflexo de uma retração expressiva de 8% vista no setor de agropecuária no mesmo trimestre. 

Em valores, o PIB, que responde pela soma dos bens e serviços produzidos no país, chegou a R$ 2,2 trilhões no período.

Veja também

O que é recessão técnica?

Esse cenário, segundo o G1, serve como uma espécie de alerta de que algo está errado na economia. Entretanto, difere do conceito tradicional de recessão, situação em que a economia de um país apresenta sintomas ainda mais graves, como alto índice de falência e desemprego, por exemplo.

Ainda assim, o resultado surpreende, já que, segundo um estudo da Reuters, a expectativa era de estagnação.

Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o PIB cresceu 4,0% (a expectativa inicial era de 4,2%). Por fim, até aqui a economia brasileira acumula nos quatro trimestres um crescimento de 3,9%. 

Com informações da Forbes e Infomoney.

Créditos da imagem principal: Rafastockbr/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags