Sabe quando você sai com os amigos e precisa rachar a conta do bar ou restaurante? O Facebook está testando o “Split Payments”, que permite o pagamento de despesas divididas através do Messenger. O modelo, por enquanto, foi anunciado apenas para os Estados Unidos e deve chegar para os usuários de lá na próxima semana.

O sistema funciona de uma forma bastante simples. Ao abrir um chat, tanto em dupla quanto em grupo, aparece uma aba “Começar” em que o recurso é demonstrado. Ali é possível determinar o valor que cada integrante do grupo deve pagar de uma conta total. Dá para dividir tanto uniformemente, quanto selecionar a porcentagem de cada um.

publicidade

Claro que toda a transação ocorre via Facebook Pay então é preciso ter conta no programa de pagamentos da rede social. As solicitações de cobranças vão ser mostradas para todos os usuários.

Pagamento pelo Facebook

“Se você tem dificuldade em dividir (e receber dinheiro) jantares em grupo, despesas domésticas compartilhadas ou até mesmo o aluguel mensal, está prestes a ficar mais fácil”, disse o Facebook no anúncio explicando como a nova modalidade de pagamentos funciona.

publicidade

Leia mais:

Em junho, a empresa já havia adicionado um novo recurso ao Facebook Pay que permite que os usuários enviem dinheiro para pessoas de fora do ciclo de amigos utilizando a leitura de um QR Code.

publicidade

Outra iniciativa da empresa em busca da popularização da sua plataforma de pagamentos foi a sincronização de alguns de seus apps. Para fazer o uso do novo WhatsApp Pay, os usuários precisam realizar o cadastro dos cartões no sistema de pagamento do Facebook.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!