Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia cancelamento do réveillon

Com negativa do comitê científico do estado, prefeito do Rio de Janeiro diz ter cancelado réveillon “com muita tristeza”
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 04/12/2021 14h39, atualizada em 04/12/2021 14h47
Réveillon na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Stefano Aguiar/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), anunciou neste sábado (4), por meio de sua conta no Twitter, que vai cancelar a comemoração do réveillon na cidade. Paes disse que a medida foi tomada em conjunto com o comitê científico do estado como uma forma de prevenir a população frente à pandemia de Covid-19. No dia 1º, a capital fluminense teve a ocorrência do primeiro caso suspeito da variante ômicron.

“Respeitamos a ciência”, resumiu. “Como são opiniões divergentes entre comitês científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O comitê da prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio.”

Paes também explicou que a decisão foi tomada “com muita tristeza” e que não havia condições de organizar uma festa sem a garantia completa das autoridades sanitárias. “Infelizmente não temos como organizar uma festa dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo tempo de preparação”, justificou. “Se é esse o comando do estado (não era isso o que vinha me dizendo o governador), vamos acatar.”

Conflito com governo fluminense

O tom na última frase de Paes manifesta o recente clima de divergência entre o governo do Rio de Janeiro e a prefeitura sobre a realização do réveillon. Durante a semana, enquanto o secretário municipal de saúde do RJ, Daniel Soranz, falou publicamente sobre a possibilidade da comemoração, diante de um cenário epidemiológico “favorável”, o governo chefiado por Cláudio Castro (PL) defendia a suspensão.

Com o cancelamento, o Rio de Janeiro se une a outras 18 capitais que decidiram por suspender o réveillon. Além do Distrito Federal, são elas: São Paulo, Salvador, São Luís, Porto Alegre, Macapá, Belém, Florianópolis, Natal, Recife, Fortaleza, Teresina, Aracaju, João Pessoa, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Maceió e Palmas.

Via UOL

Imagem: Stefano Aguiar/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital