O Peel P50, carro que já ostenta o recorde de menor tamanho do mundo, agora conseguiu outro título para si: o de viagem mais distante percorrida em sua categoria. O veículo, uma versão nova do modelo dos anos 60 de três rodas (tal como o Frikar), rodou por 1,450 km em uma viagem de três semanas por toda a Grã-Bretanha.

Alex Orchin, o motorista (e tocador de fole), saiu de Sussex, na Escócia, no dia 13 de novembro e concluiu a viagem em Land’s End, no estado independente da Cornualha. A motivação da viagem, segundo o piloto, era angariar fundos para doações de caridade, e colocar um sorriso no rosto das pessoas.

Menor carro do mundo
Imagem: Reprodução/Facebook/Alex Orchin

O feito impressiona, sobretudo, por conta das características do P50: o minicarro atinge a impressionante velocidade máxima de 37 km/h, o que faz desse passeio louvável tanto pelas capacidades do automóvel quanto pela paciência do motorista.

Entretanto, é possível imaginar que o sorriso tenha se transformado em um esgar de agonia durante alguns momentos da viagem. Com 134 cm de comprimento e 98 cm de largura, o Peel P50 está longe de ser confortável. Isso, somado ao fato do minicarro pegar quase 80 km por hora em descidas (e não contar com proteção nenhuma), deve ter transformado a expressão em terror.

publicidade
Menor carro do mundo à beira de uma estrada
Imagem: Reprodução/Facebook/Alex Orchin

Bem, talvez não. Em entrevista à BBC, Orchin conta ter levantado 10 mil euros para o telethon Children in Need, doando dinheiro para crianças carentes. “As pessoas compraram para mim gasolina, e suprimentos para a estrada. Esta foi uma experiência inesquecível.”

Menor carro do mundo andou até em pistas de corrida

Durante a viagem de recorde, o menor carro do mundo passou por umas tantas paisagens, como o topo da Blackpool Tower, em Lancashire, os quartos estatais no Castelo de Warwick e até mesmo pistas de corrida.

“A recepção que tivemos do começo ao fim foi incrível”, afirma o motorista. “Eu lembro que uma vez um veículo me ultrapassou, com os pisca-alertas ligados, e ele estava me empurrando para o acostamento, e eu pensei que estava com problemas.”

Músico Alex Orchin com seu menor carro do mundo
Imagem: Reprodução/Facebook/Alex Orchin

“Ele veio até a janela e me deu uma doação, dizendo: ‘eu amo o que você está fazendo, eu te vi nos jornais, muito obrigado’”, conclui Orchin.

Via AutoEvolution

Imagem: Reprodução/Facebook/Alex Orchin

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!