Recentemente, o WhatsApp passou a permitir pagamentos dentro da plataforma atrelados a contas em banco ou ao Facebook Pay. Agora, o aplicativo começou a testar transações com a Novi, carteira digital de criptomoedas da Meta que está sendo usada por um grupo selecionado de usuários do WhatsApp nos Estados Unidos.

Os testes ainda estão em fase inicial. A Novi foi lançada como Beta há algumas semanas e a adição no WhatsApp faz parte da iniciativa para popularizar o uso da carteira de criptomoeda. Até o momento, os pagamentos são feitos usando PAX USD, uma moeda estável atrelada ao Dólar feita pela Paxos.

publicidade
Imagem: WhatsApp

WhatsApp e criptomoedas

 O cofundador da Novi, David Marcus, disse anteriormente que a Meta distribuirá os pagamentos da Novi a todas as suas subsidiárias,: Facebook, Instagram e WhatsApp.  “Muitas vezes ouvimos que as pessoas usam o WhatsApp para coordenar o envio de dinheiro para seus entes queridos, e Novi permite que as pessoas façam isso com segurança, instantaneamente e sem taxas. Os pagamentos aparecerão diretamente no bate-papo das pessoas”, disse a chefe da Novi, Stephane Kasriel, no Twitter.

Leia mais:

Lembrando que a Novi não usa a criptomoeda própria da Meta, a Diem (anteriormente Libra), prometida há anos e que vem enfrentando problemas com órgãos reguladores. Hoje não há expectativa para que a moeda chegue ao mercado.

No caso do WhatsApp, fazer pagamentos com criptomoedas é quase tão simples quanto enviar anexos, desde que a carteira esteja registrada. Ainda não há previsão de quando o sistema vai chegar para todos os usuários, mas o WhatsApp Pagamentos, que permite transações através de sua conta do banco, já pode ser usado no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!