A natureza é um grande mistério há anos e não a primeira vez que cientistas focam em descobrir as formas de vida desconhecidas que vivem no fundo do mar. Na última quinta-feira (9), o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) divulgou um novo vídeo em que revela imagens raras de um peixe com a cabeça transparente.
Para conseguir capturar as imagens, um aparelho operado remotamente conseguiu imagens de um peixe que se chama olho-de-barril (Macropinna microstoma) durante uma expedição de pesquisa em Monterey Bay, na costa da Califórnia, nos EUA.
O que mais chama atenção no peixe é sua cabeça transparente e os olhos verdes brilhantes. O animal marinho pode olhar para cima através de sua própria testa e assim, ter facilidade para encontrar uma presa.
“Os veículos operados remotamente da MBARI, Ventana e Doc Ricketts, registraram mais de 5.600 mergulhos e gravaram mais de 27.600 horas de vídeo, mas só encontramos esse peixe nove vezes”, explicou a organização sobre a raridade das imagens.
Leia também
- Como um mosaico do lendário imperador romano Calígula virou tampo de mesa em NY
- Mosaico romano é descoberto em propriedade de fazendeiro britânico
- Descobertos canal e estrada do Império Romano ligados a patrimônio da UNESCO
A criatura marinha está acostumada a viver na escuridão e seus olhos a ajudam a encontrar comida nessas condições. Os pesquisadores do MBARI descobriram que essa espécie come geleia e possui no máximo 15 centímetros de comprimento. Além disso, as duas pequenas reentrâncias em seu rosto são órgãos olfativos, ou seja, narinas.
Antes disso, os cientistas pensavam que os olhos tubulares do peixe só podiam ver para cima, acima da cabeça, porém, um artigo publicado em 2009 descreveu como os olhos podiam girar dentro do espaço transparente para que pudesse ver também para a frente. Sendo assim, é possível que o animal rastreie o que está entrando em sua boca.
Fonte: Cnet
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!