O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu nesta sexta-feira (10) que os dados de vacinação não serão perdidos, apesar do suposto ataque hacker sofrido pelo ConecteSUS. De acordo com o chefe da pasta, há dados de backup de todas as informações.

“Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, explicou Queiroga em entrevista coletiva em Belo Horizonte.

publicidade

Após o ataque, o sistema chegou a ficar fora do ar e, quando retornou para alguns usuários, estava sem os registros de vacina. O ministro disse que pretende resolver o problema o mais rápido possível, mas não deu mais detalhes sobre o que causou o ataque. 

“Uma atitude criminosa, né, de um hacker, que está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado”, explicou.

publicidade

Entenda o ataque aos dados de vacinação

Nesta madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS estão fora do ar após um suposto ataque hacker. Já nas primeiras horas do dia, uma mensagem foi deixada pelo grupo invasor e dizia que “você sofreu um ransomware” e “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. 

O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Na maioria das vezes, o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um valor. Porém, desta vez, o aplicativo do ConecteSUS não foi afetado, que é a plataforma é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

publicidade

O ataque foi assinado por certo Lapsus$ Group, do qual ninguém havia ouvido falar até agora: “Nos contate caso queiram o retorno dos dados” e até o momento, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto. Logo cedo, perto das 6h40, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS seguiam fora do ar, só que com uma diferença: a mensagem do grupo hacker foi excluída. 

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!