Uma das reivindicações mais antigas de muitos usuários do WhatsApp é a possibilidade de controlar quem pode ver o status de “online”. Atualmente, é possível fazer isso com o “visto por último” e até com a foto de perfil, mas não com o “online”. Agora, a plataforma está testando mudar, pelo menos em parte isso, para dar mais privacidade e evitar stalkers.

Segundo o site WABetainfo, o WhatsApp está testando um recurso para não mostrar o “online” e o “visto por último” para pessoas com as quais o usuário nunca trocou mensagens. A ideia é evitar que desconhecidos usem isso para acompanhar a rotina ou vigiar a pessoa.

publicidade

“Online” no WhatsApp

Além disso, hoje existem alguns aplicativos de stalker, que monitoram a atividade do “online” de usuários no WhatsApp. Com a mudança, esses serviços não teriam mais acesso a esse tipo de informação, já que o status não seria mostrado para desconhecidos. 

Leia mais:

A função já está presente no WhatsApp Beta para Android e iOS, e também permite escolher quem pode ver o visto por último, sendo possível inclusive selecionar um grupo específico de contatos, assim como acontece com a foto de perfil, além da limitação do “online”. Não há previsão para quando o recurso vai chegar na versão final do app.

Além disso, recentemente o WhatsApp passou a testar transações com a Novi, carteira digital de criptomoedas da Meta que está sendo usada por um grupo selecionado de usuários nos Estados Unidos.

Os testes ainda estão em fase inicial. A Novi foi lançada como Beta há algumas semanas e a adição no WhatsApp faz parte da iniciativa para popularizar o uso da carteira de criptomoeda. Até o momento, os pagamentos são feitos usando PAX USD, uma moeda estável atrelada ao dólar feita pela Paxos.

Confira o passo a passo que preparamos de como tirar o online do Whatsapp?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!