Depois de publicar um vídeo acusando a Roblox Corporation de explorar jovens desenvolvedores, o canal People Make Games agora tem mais uma denúncia contra a companhia. Segundo as investigações do canal, ‘Roblox’ não é uma plataforma segura para crianças.

Primeiro, vale lembrar que o ‘Roblox’ é uma plataforma de jogos voltada justamente para o público infantil, que permite que os pequenos criem os próprios videogames para outras crianças ganharem. Através da monetização do conteúdo, os jovens podem ganhar moedas virtuais, chamadas Robux, convertidas em seguida em dinheiro de verdade.

publicidade

Leia mais:

Mas, segundo o People Make Games, equipes inteiras de desenvolvedores começaram a criar jogos na plataforma, subvertendo o objetivo original. Além disso, os jovens designers acabam deixando o serviço para ingressar em comunidades de desenvolvimento através das mídias sociais, entrando em ambientes não regulamentados pela companhia.

publicidade

Assim, as crianças acabam trabalhando e lidando com práticas inseguras e sem contratos, dando o controle da receita a apenas um indivíduo. Há casos até de empresas fora do ‘Roblox’ administradas por outras crianças. A desenvolvedora não respondeu às perguntas, apenas emitiu um comunicado.

“A Roblox leva as denúncias de abuso muito a sério e, quando uma violação de nossos padrões é encontrada, agimos em nossa plataforma contra o acusado. Temos uma grande equipe treinada por especialistas com milhares de membros dedicados a proteger nossos usuários e monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana, em busca de conteúdo impróprio.”

A maior parte dos usuários da plataforma ‘Roblox’ tem entre 9 e 15 anos.

publicidade

Via: Eurogamer / Games Industry

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!