O TikTok revelou sua já tradicional recapitulação de fim de ano e os dados mostram que a plataforma registrou um aumento significativo nas músicas que viralizam, ou seja, que passam de 1 bilhão de visualizações. Em 2021, cerca de 430 canções atingiram a marca, o triplo do que foi registrado no ano anterior.

Esses números mostram a quantidade de vezes que essas músicas foram usadas como trilha sonora dos vídeos. Mais de 175 canções populares do TikTok chegaram ao Billboard Hot 100 este ano, contra 90 em 2020. Além disso, o sucesso na rede social fez  com que muitos artistas desconhecidos começassem a bombar em outras plataformas, como o Spotify e até mesmo o YouTube.

publicidade

Para título de curiosidade, a artista mais popular do TikTok em 2021 foi Megan Thee Stallion. A segunda opção é ocupada por Doja Cat e o terceiro lugar fica com o rapper Popp Hunna. Já sobre as músicas, “Astronaut in the Ocean” de Masked Wolf, “Beggin” de Maneskin e “Adderall (Corvette Corvette)” de Popp Hunna foram as mais tocadas.

TikTok além das músicas 

O TikTok anunciou recentemente que tomará medidas mais enérgicas para combater a disseminação de boatos e desafios perigosos dentro da plataforma. Além das famosas dancinhas, que são inofensivas, na maioria das vezes, o TikTok também tem alguns desafios um pouco perigosos.

publicidade

Um exemplo disso é o “desafio da caixa de leite”, que fez bastante sucesso em durante esse ano e gerou uma série de feridos. Na “brincadeira”, são empilhadas várias caixas de leite (aqui no Brasil, são as caixas que usamos em feiras) e tentam subir nessa pilha, como se fosse uma escada.

Para embasar as novas medidas, o TikTok encomendou uma pesquisa com mais de 10.000 pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Entre os entrevistados, estão adolescentes, pais e professores. No levantamento, a rede descobriu que os jovens não são muito propensos a desafios perigosos.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!