Um foguete Kuaizhou-1A da empresa comercial Expace, da China, não conseguiu entrar em órbita depois de seu lançamento, que aconteceu às 10h desta quarta-feira (15), pelo horário local (23h de terça-feira ainda, pelo horário de Brasília). A bordo do veículo havia dois satélites do Geespace, que deveriam testar a assistência de navegação autônoma mas foram perdidos com a queda.

Um foguete Kuaizhou 1A posicionado na plataforma de lançamento em maio de 2020, no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Nesta semana, um foguete semelhante falhou durante uma tentativa de lançamento feita no mesmo local. Imagem: CASIC

De acordo com o site SpaceNews, o foguete decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, base que pertence à Administração Espacial Nacional Chinesa. A agência de notícias estatal Xinhua confirmou o fracasso. “O foguete voou de maneira anormal, e a missão de lançamento falhou. As razões específicas estão sendo analisadas e investigadas”.

publicidade

Leia mais:

China bateu seu recorde de lançamentos de foguetes em 2021

No ano passado, a Expace apresentou falhas em julho (durante o primeiro e, até agora, único lançamento do foguete Kuaizhou-11) e em setembro (na primeira tentativa de lançamento do Kuaizhou-1A). Depois desses episódios, o foguete Kuaizhou-1A teve uma sequência de três lançamentos bem-sucedidos em três meses: setembro, outubro e novembro de 2021.

publicidade

Esse episódio recente representa a terceira falha em 51 lançamentos da China feitos em 2021. No início deste ano, o país bateu seu recorde nacional de 39 lançamentos em um ano, que foi alcançado em 2018 e 2020.

Enquanto a Expace trabalha em um plano de recuperação, outras empresas espaciais emergentes na China podem aproveitar para tentar preencher a lacuna e ganhar experiência com o lançamento de foguetes.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!