Vai completar um mês, no próximo dia 17, que os três astronautas da missão Shenzhou-12 voltaram do espaço, mas somente agora a agência de voos espaciais tripulados da China (CMSA) divulgou fotos impressionantes da Terra que eles capturaram em órbita – com um smartphone.

Mar de Bohai à noite, fotografado pelo astronauta Tang Hongbo, da missão Shenzhou-2. Imagem: Tang Hongbo via CMSA

Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo fizeram parte da primeira visita tripulada ao módulo Tianhe da futura estação espacial chinesa. Entre uma atividade e outra, que incluiu diversos experimentos e duas caminhadas espaciais, eles registraram vistas noturnas da China e áreas circundantes, incluindo as cidades do nordeste de Shenyang e Changchun, o Mar de Bohai, Baía de Hangzhou e Taiwan.

Uma das imagens também mostra uma curva iluminada sobre a Terra, fenômeno criado pela luz que passa pelos átomos de sódio na atmosfera, a cerca de 80 a 105 quilômetros acima da superfície.

Nesta foto das cidades de Shenyang e Changchun, no nordeste da China, feita pelo astronauta Liu Boming, aparece a curva iluminada sobre a Terra que é criada pela luz que passa pelos átomos de sódio na atmosfera. Imagem: Liu Boming via CMSA

De acordo com o site Space, entre os vários dispositivos de fabricação chinesa que eles carregaram consigo na missão, estava um smartphone Huawei P30, que foi usado para fazer as fotos.

publicidade

Leia mais:

Mais três astronautas chineses embarcam neste mês para o espaço

A China está se preparando para enviar o próximo trio de astronautas à sua estação espacial no fim do mês – desta vez provavelmente incluindo uma mulher. Eles serão lançados em um foguete Longa Marcha 2F, de Jiuquan, no deserto de Gobi, e passarão cerca de seis meses a bordo do módulo Tianhe.

A baía da cidade chinesa de Hangzhou, capturada por Tang Hongbo. Imagem: Tang Hongbo via CMSA

Isso é mais que o dobro do período em que Shenzhou-12 permaneceu por lá, e representa a missão de voo espacial humano de mais longa duração da China. 

Em 20 de setembro, a espaçonave de carga Tianzhou 3 chegou à estação espacial chinesa para entregar suprimentos que apoiarão a missão Shenzhou-13.

Uma vista de Taiwan e da China continental. Imagem: Tang Hongbo via CMSA

Espera-se que, seja por seus telefones ou por um sofisticado equipamento fotográfico, os tripulantes também nos proporcionem imagens tão ou mais incríveis ainda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!