A H3 Dynamics, uma empresa de Singapura especializada em tecnologias de mobilidade aérea, está apresentando uma aeronave movida a hidrogênio que promete ser confiável o suficiente para voos não tripulados e de longa distância. Com peso de decolagem na casa dos 25 kg, o protótipo apresenta um perfil versátil o suficiente para ser personalizado para vários tipos de veículos aéreos, de drones a aviões de passageiros maiores.

aeronave de hidrogênio da H3 Dynamics
Imagem: Divulgação/H3 Dynamics

A aeronave faz parte do programa Mermoz, lançado pela H3 Dynamics e ISAE-Supaero em 2018, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e da Região Occitane, na França. Como base desse projeto, está o desenvolvimento de um drone de hidrogênio elétrico-líquido.

Voos inspirados em pioneiro que passou pelo Brasil

O nome Mermoz está vinculado a Jean Mermoz, um lendário piloto francês que realizou a primeira viagem transatlântica aérea sem escalas em 12 de maio de 1930. Considerado um dos heróis pioneiros da aviação, Mermoz saiu de Saint-Louis, em Senegal, e voou até Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, em um percurso que durou 21 horas, sobrevoando uma distância de 3.173 km a bordo de um Laté 28.

As próximas fases do programa Mermoz incluirão pequenas empresas locais de Toulouse, na França, incluindo a fabricante local de drones, Delair Aero, para oferecer suporte em operações de voo de longo alcance. O centro de P&D da H3 Dynamics fica localizado na mesma cidade francesa e é onde a empresa desenvolve seus projetos de aviação livre de carbono.

publicidade
Testes do protótipo da aeronave
Imagem: Divulgação/H3 Dynamics

O CEO e da H3Dynamics, Taras Wankewycz, afirma que, embora a propulsão hidrogênio-elétrica possa acelerar a transição para um transporte aéreo mais ecológico, sua empresa deverá progredir com cautela de dados aéreos autônomos e serviços de carga para cargas tripuladas e voos de passageiros. A equipe de Toulouse da H3 Dynamics concluiu os testes em túnel de vento e agora se prepara para os primeiros voos de teste nos próximos 2 meses.

Com mais de 16 anos de atividades, a H3 Dynamics trabalha com sistemas de células a combustível de hidrogênio, em colaboração com universidades e laboratórios especializados em integração de aeronaves. Atualmente, está envolvida em diversos programas de pesquisa neste domínio em algumas partes do mundo, atendendo clientes globalmente, a partir de suas três sedes regionais nos EUA, em Singapura e na França.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.