Uma festa de aniversário terminou com um surto de uma doença respiratória com sintomas de Influenza A (H3N2) em Salvador, na Bahia, no último sábado. A gripe vem registrando um aumento de casos em diversas regiões do país, inclusive lotando unidades hospitalares.

25 participantes estiveram presentes na comemoração, destes, cerca de 10 desenvolveram sintomas da doença. O grupo contaminado relatou estar com febre alta, tosse e dores nas articulações. As informações são do jornal Correio.

Doença respiratória na Bahia

O organizador da festa informou que nenhum dos participantes havia tomado a vacina da gripe, mas que todos estavam com o ciclo de imunização contra Covid-19 completo. No entanto, ainda não é possível descartar que eles estejam com coronavírus em uma versão mais leve.

Para o UOL, o homem ainda informou que a festa aconteceu em local aberto e ventilado e que o ambiente não era propício para a disseminação da doença respiratória. Lembrando que a vacina da gripe ainda não tem proteção específica contra essa versão da Influenza A.

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na última quarta-feira (15) a primeira morte por Influenza A H3N2 no estado. A vítima era uma idosa de 80 anos e morava na capital baiana. O estado tem cerca de 93 casos positivos da doença respiratória, destes, pelo menos 15 permanecem internados. 

Leia também!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!