As consequências da pandemia da Covid-19 para a saúde das pessoas vai além do vírus. Segundo um estudo, a saúde mental de adultos com mais de 50 anos foi impactada com o isolamento, aumentando os casos de depressão.

De acordo com a pesquisa conduzida pela Universidade McMaster usando dados do Estudo Longitudinal Canadense sobre Envelhecimento (CLSA), 43% dos adultos com mais de 50 anos tiveram sintomas de depressão moderados ou altos desde o começo da pandemia.

Os resultados indicam que a solidão foi um fator determinante nisso. Além disso, conflitos familiares e estresse também se tornaram mais frequentes nesse período, o que ajudou a agravar os sintomas da depressão. 

“A pandemia Covid-19 teve um impacto desproporcional sobre os adultos mais velhos, com grupos de pessoas que já eram marginalizadas sentindo um impacto negativo muito maior”, disse Parminder Raina, professora do Departamento de Métodos de Pesquisa em Saúde e líder do estudo.

publicidade

Depressão durante a pandemia da Covid-19

“Aqueles que estavam socialmente isolados, com saúde precária e de nível socioeconômico mais baixo eram mais propensos a piorar a depressão em comparação com seu estado de depressão pré-pandêmica coletado como parte do Estudo Longitudinal Canadense sobre Envelhecimento desde 2011”, completou.

Leia também!

Responsabilidades de cuidar, separação da família, conflito familiar e solidão foram associados a uma maior probabilidade de níveis moderados ou altos de sintomas depressivos que pioraram com o tempo. Além disso, mulheres também se mostraram mais propensas a ter depressão em comparação com os homens.

“Essas descobertas sugerem que os impactos negativos da pandemia na saúde mental persistem e podem piorar com o tempo e enfatizam a necessidade de intervenções sob medida para abordar os estressores da pandemia e aliviar seu impacto na saúde mental dos adultos mais velhos”, completou Raina.

Os resultados finais mostram que os adultos mais velhos tiveram duas vezes mais chances de desenvolverem sintomas depressivos depois da pandemia do que antes. Os resultados marcam a primeira pesquisa Covid-19 publicada pelo CLSA e financiada pelo Governo do Canadá.

Via MedicalXpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!