Pelo menos nove estados já declararam que estão passando por surtos e epidemia de gripe provocada pelo vírus Influenza. O Rio de Janeiro e outras cidades da Região Metropolitana da capital fluminense foram as primeiras que decretaram epidemia de gripe, em meados de novembro.

Além do Rio de Janeiro, Belém (PA), Porto Velho (RO) e Salvador (BA) já confirmaram que estão vivendo surtos de gripe. O estado do Espírito Santo também apresenta indicativos de que, em breve, deve viver uma epidemia de Influenza.

publicidade

São Paulo e BH em alerta

Em São Paulo, os principais hospitais públicos e privados têm registrado aumentos expressivos nos fluxos de pacientes com sintomas de gripe nas últimas semanas. Com isso, o tempo de espera nos corredores dos hospitais tem ficado cada vez maior, podendo chegar a até seis horas.

O número de pacientes com sintomas de gripe também aumentou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Segundo a prefeitura, foram mais de 373 mil diagnósticos registrados até a última terça-feira (14). De acordo com a administração, esses números colocam a capital mineira em estado de alerta para epidemia.

O número de casos de gripes em Belo Horizonte já é 36,6% maior do que os registros de todo o ano de 2020. Durante o ano passado, a capital mineira registrou 273 mil casos de pacientes com sintomas gripais.

Influenza A (H3N2)

Variante A (H3N2) escapa das vacinas que foram aplicadas no Brasil. Imagem: MedstockPhotos – shutterstock

O Amazonas também está em alerta em decorrência do aumento de casos de gripe no estado. Só em Manaus, foram registrados 309 casos de Influenza entre os dias 13 de outubro e 13 de dezembro, sendo 272 deles do tipo Influenza A (H3N2).

Além das variantes A e B da Influenza, também circula no Brasil a cepa A (H3N2), que não é coberta pelas vacinas aplicadas por aqui. Esta cepa já causou cinco mortes só no Rio de Janeiro até o momento e é responsável pela maior parte dos casos registrados no Brasil até o momento.

Via: G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!