Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais indica a descoberta de uma nova variante da Covid-19 em Belo Horizonte, conforme divulgado nesta quarta-feira (7). A variante possui 18 mutações em relação à primeira versão revelada do vírus. Ainda não é possível saber se a cepa é mais contagiosa.

Os cientistas sequenciaram 85 genomas do vírus SARS-CoV-2 de amostras coletadas na capital mineira. “Esses dois novos genomas estão em amostras coletadas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021 e não existem evidências de ligação epidemiológica entre ambas, como parentesco ou região residencial, o que reforça a plausibilidade de circulação desta nova possível variante”, diz a nota divulgada pelo grupo.

Nova variante de Belo Horizonte

“É a primeira vez que há descrição da nova possível variante (em Belo Horizonte). Não havia sido descrita anteriormente. Ainda não sabemos o que ela pode causar. As mutações que ela possui, sempre no mesmo local, na proteína S, podem ou não estar relacionadas com aumento de transmissibilidade. Acabamos de descobrir, ainda não sabemos”, explica Danielle Zauli, coordenadora da pesquisa.

Leia mais:

publicidade

A cientista ressalta que não é necessário ter “pânico” pois ainda não há dados que indiquem uma maior transmissibilidade e nem uma taxa de mortalidade mais alta da nova variante de Belo Horizonte. “É preciso ter cada vez mais vigilância, principalmente na região metropolitana de BH. Pode ser que essa variante esteja em outros locais do país, mas precisamos ter muito cuidado. Gera um certo pânico, mas não sabemos, ainda, nada sobre ela”, explicou.

Mesmo com a descoberta, a maior parte das amostras da Covid-19 coletadas na capital mineira são das variantes de Manaus e do Reino Unido. “As variantes P.1, P.2 e B.1.1.7 possuem mutações críticas no gene codificante da proteína de espícula viral (S), como E484K ou N501Y, envolvidas no aumento da transmissibilidade e no escape imunológico”, diz ainda o estudo, que contou com a participação de membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da prefeitura local.

Via O Globo