ShutterBestStudio/Shutterstock
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve nesta quinta-feira (16) na apresentação de um projeto inovador no nicho do 5G: uma iniciativa que consegue distribuir o sinal da rede móvel mais recente com a ajuda dos postes de iluminação pública.
A novidade, criada pelo Ministério das Comunicações, funciona por meio de luminárias inteligentes e antenas. Quando instaladas nos postes, a dupla consegue transmitir o 5G até os celulares.
Faria acredita que a iniciativa pode permitir que alguns municípios brasileiros se antecipem ao calendário inicial previsto pela Anatel para a cobertura do 5G (que deve estar presente nas capitais até julho de 2022).
Algumas cidades já foram escolhidas para testar o projeto: Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC).
Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também acredita no sucesso do sistema. O executivo diz que os dispositivos, que também podem ser utilizados com câmeras de segurança, podem promover “mais conectividade” para as pessoas e, sobretudo, empresas.
Vale lembrar que, segundo o Ministério das Comunicações, com o leilão da tecnologia realizado no início de novembro, o 5G deve chegar a todos os municípios brasileiros até 2029.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais:
A empresa de telecomunicações Algar Telecom se tornou a primeira operadora móvel do país a ativar o 5G na faixa de 2,3 GHz. A partir desta quarta-feira (15), parte das seguintes cidades abaixo já contam com a cobertura da nova tecnologia:
Imagem principal: ShutterBestStudio/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de dezembro de 2021 14:46