Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) estão prestes a abrir um presente de Natal vindo da Lua há quase 50 anos. Na quinta-feira (17), a ESA anunciou que uma equipe está pronta para usar a ferramenta de perfuração especialmente construída para abrir um contêiner de amostras lunares da missão Apollo 17, de 1972 – a última viagem da Nasa à Lua até o momento. 

O astronauta Gene Cernan da missão Apollo 17 se preparando para coletar as amostras 73001 e 73002 na Lua, em 1972. Imagem: NASA

Segundo a agência, que não divulgou uma data precisa, a abertura permitirá a extração de gases lunares preciosos que podem ter sido preservados nas amostras. “A abertura e a análise dessas amostras agora, com os avanços técnicos alcançados desde a era Apollo, podem permitir novas descobertas científicas na Lua”, disse Francesca McDonald, líder de ciência e projeto da contribuição da ESA para o programa ANGSA (sigla em inglês para Análise de Próxima Geração de Amostras Apollo). “Isso também pode inspirar e informar uma nova geração de exploradores”.

Esta é a primeira vez que a ESA se envolve com a abertura de amostras de solo das missões Apollo, de acordo com um comunicado emitido pela ESA.

Leia mais:

publicidade

Amostras da Lua foram coletadas com ‘abridor de latas Apollo’

Na ocasião, o astronauta Gene Cernan coletou a amostra na Lua de um “depósito de deslizamento de terra” que caiu em cascata no Vale Taurus-Littrow, uma característica geológica próxima ao local de pouso da equipe. Cernan teria martelado um tubo cilíndrico de 70 cm na superfície para extrair amostras de solo lunar.

Em tom de brincadeira, a ESA chama a ferramenta de perfuração que construiu ao longo de 16 meses de “abridor de latas Apollo”. A agência declarou que espera aprender lições que ajudarão em futuras missões à Lua e a Marte

Aprender mais sobre a superfície da Lua, o gás disponível no satélite da Terra e a melhor forma de conter e retornar amostras ajuda os projetos Artemis, da Nasa e Prospect, iniciativa de exploração lunar da ESA.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!