O Cometa Leonard já está se afastando da Terra e por isso, está numa tendência de perda de luminosidade. Entretanto, nesta segunda-feira (20), ele apresentou um surto de brilho e foi fotografado em várias regiões do país.

O alerta para esse surto veio do astrônomo e descobridor de cometas Terry Lovejoy, que informou através do Twitter que o cometa estaria apresentando um grande aumento de brilho com magnitude estimada em 2.5, o que é facilmente visível a olho nu.

publicidade

Pouco tempo depois, o astrofotógrafo amador Tel Lekatsas publicou uma imagem comparativa mostrando duas fotos do cometa feitas nos dias 19 e 20 a partir de Ma Ma Creek, na Austrália.

Cometa Leonard registrado a partir da Austrália
Cometa Leonard registrado a partir da Austrália. A esquerda, no dia 19 e a direira, no dia 20, visivelmente mais luminoso. Créditos: Tel Lekatsas

A imagem mostra claramente o aumento de brilho percebido no dia 20, que pode ter sido provocado pela interação com os ventos solares. Os mesmos ventos solares podem ser responsáveis pelos chamados “eventos de desconexão”, que são fenômenos magnéticos que acabam “arrancando” uma parte significativa dos gases da coma e lançando-os no espaço.

publicidade

Leia mais:

Ainda não existe um consenso sobre o que provoca os exentos de desconexão, mas se forem os ventos solares, a imagem captada pelo Observatório SONEAR na noite do dia 19 (entre as duas fotos registradas pelo Lekatsas), pode nos dar uma pista do que causou o surto de brilho do Cometa Leonard.

publicidade
Cometa Leonard registrado em Oliveira mostra um evento de desconexão da cauda iônica
Cometa Leonard registrado em Oliveira mostra um evento de desconexão da cauda iônica. À esquerda, a imagem em preto e branco alinhada pelas estrelas. À direita, a imagem invertida e alinhada pelo cometa, com variações de contraste para obter mais detalhes da calda e da coma do Cometa. Créditos: Cristóvão Jacques/Sonear

E com o aumento de brilho coincidindo com um início de noite com céu limpo no Sul e Sudeste do país, os astrônomos amadores brasileiros aproveitaram para fazerem seu registro do Cometa Leonard. Confiram algumas imagens:

Cometa Leonard visto em Torres, RS
Cometa Leonard visto em Torres, RS. Créditos: Gabriel Zaparolli
Cometa Leonard visto em Patos de Minas, MG
Cometa Leonard visto em Patos de Minas, MG. Créditos: Gilberto Dumont
Cometa Leonard visto em Barretos, SP
Cometa Leonard visto em Barretos, SP. Créditos: Márcio Spínola
Cometa Leonard visto em Cajazeiras, PB
Cometa Leonard visto em Cajazeiras, PB. Créditos: Caio Fábio Correia
Cometa Leonard visto em João Pessoa, PB
Cometa Leonard visto em João Pessoa, PB. Créditos: Priscila Hawana

As últimas observações mostram que ele já perdeu um pouco do brilho apresentado na segunda (20), mas este surto mostra como os cometas, às vezes, podem nos surpreender. Como sempre, ficamos na torcida para que novos surtos venham e deixem o Cometa Leonard ainda mais bonito no céu.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!