O Telegram Web é perfeito para quem quer conversar com os amigos, mas não quer ficar o tempo inteiro com o celular na mão. E isso vale seja você uma pessoa que busca novidades, seja você uma pessoa que busca alternativas ao WhatsApp.

Ou ainda você até tenha experimentado o Telegram Web, mas não se entendeu muito bem com ele. Independentemente do seu caso, eu tenho certeza de que com este tutorial do Olhar Digital você vai descobrir algo novo no app.

A gente começa do básico explicando o que é e quais são os principais recursos. Avançamos para explicar como personalizar o app e deixá-lo do seu jeito. Por fim, fazemos uma comparação entre o Telegram Web e WhatsApp Web para você escolher qual funciona pra ti.

O que é Telegram Web?

O Telegram Web é um aplicativo de mensagens gratuito que funciona no seu computador. Com ele, você pode mandar mensagens de texto e áudio, vídeos, fotos e muitos outros formatos de arquivo.

publicidade

A boa notícia é que ele é parecido com o WhatsApp e o Signal. Ou seja, você pode começar uma conversa no seu celular e continuá-la em no pc. E o melhor: não é necessário instalar nada; você só vai precisar configurar o app. Se você quiser instalar app, também dá. Mas tudo isso eu explico como fazer mais pra frente.

Agora, o importante é apenas você saber que é possível acessar o Telegram pelo pc.

Telegram Web: como funciona?

O aplicativo Telegram funciona como outros aplicativos de troca de mensagens. Ou seja, você cria uma conta com seu número de telefone para conversar com seus contatos.

Além disso, você também consegue criar grupos com até 200 mil pessoas e canais de transmissão para uma audiência ilimitada.

Para você que está se perguntando qual a diferença entre grupo e canal, é o seguinte: no grupo todo mundo consegue escrever, no canal apenas o administrador.

Leia também:

Como acessar o Telegram Web?

Você pode usar o Telegram Web pelo navegador, pelo site do Telegram, pelo app para Windows 10 ou pelo programa instalável. Aqui vamos ensinar as quatro maneiras.

1) Pelo navegador

  1. Acesse o site https://web.telegram.org. Se quiser alterar o idioma, role a página e aperte em ‘Continue on this language’. Porém, aviso que esse recurso não funcionou comigo:
Como baixar Telegram Web no computador
  1. Dito isto, não ligue se estiver em inglês e faça o seguinte: abra o aplicativo Telegram no seu celular. Agora, vá em “Configurações” > “Dispositivos” > “Conectar Desktop” (Link Desktop Device) e aponte a câmera para o QR code que aparece na tela de seu pc.
  1. Outra forma de entrar no Telegram Web é usando o número de telefone. Para isso, na tela inicial do app no navegador, toque em ‘Log in by phone number’. Na tela seguinte, selecione o país e adicione seu número de telefone:
Como entrar no Telegram Web
  1. Depois que digitar seu número de telefone, aperte no campo ‘Next’. Agora, abra o app no celular e procure por uma mensagem enviada pelo Telegram com o código de login (no meu caso foram 5 números). Insira esse código no campo ‘Code’ e pronto:
Como entrar no Telegram Web

2) Pelo próprio site do Telegram

  1. Acesse o site https://web.telegram.org. Na barra de endereço do navegador – Chrome, no meu caso -, clique no símbolo do computador (1) para abrir a janela de instalação. Agora, clique em instalar (2):
Como baixar o Telegram Web no pc
  1. O Telegram Web será baixado e você conseguirá acessar o app diretamente, sem necessidade de entrar no navegador. Lembre-se que você sempre pode encontrá-lo no menu iniciar do Windows.
  1. Se você já estiver logado na sua conta do Telegram, o app abrirá automaticamente para conversas. Porém, caso não esteja, será necessário fazer o login pelo QR Code ou pelo número de telefone, como explicamos acima nos passos 2 e 3 do tutorial pelo navegador.

3) Pelo aplicativo da Microsoft Store

  1. No Windows 10, o aplicativo disponível na Microsoft Store se chama Telegram Desktop. Para baixá-lo, acesse a loja de apps e busque por ‘Telegram’. Depois, clique em instalar:
Como instalar o Telegram Desktop
  1. Agora, abra o app. Você pode trocar o idioma de instalação em ‘Continuar em Português’ (e sim, aqui funcionou perfeitamente pra mim) ou você pode seguir em inglês apenas tocando em ‘Start Messaging’. Caso troque para o português, aparecerá ‘Comece a Conversar’:
Como instalar o Telegram Desktop
  1. Se você já estiver logado na sua conta do Telegram, o app abrirá automaticamente para conversas. Porém, caso não esteja, será necessário fazer o login pelo QR Code ou pelo número de telefone, como explicamos acima nos passos 2 e 3 do tutorial pelo navegador.

4) Pelo aplicativo do site

Você pode baixar o aplicativo do Telegram para Desktop diretamente no site
  1. Acesse a lista de programas disponíveis na página de downloads do Telegram.
  2. Escolha o seu sistema operacional entre: Windows x64, macOS, Linux x64 ou Windows.
  3. Baixe o executável do Telegram.
  4. Após o download, faça a instalação do aplicativo.
  5. Por fim, realize o login com o seu número de telefone ou por meio da leitura do código QR.

Quais são os recursos do Telegram Web?

O mensageiro é recheado de recursos. Aqui, vamos listar alguns e dar dicas de como aproveitá-los.

Envio de mensagens

Assim como no app, você pode conversar com seus amigos enviando mensagens de texto. As mensagens enviadas pelo Telegram Web são sincronizadas com sua conta em qualquer aparelho.

Envio de áudios

O envio de áudios é um recurso que também está disponível na versão web do Telegram.

Para enviá-los, você precisa ter um microfone – seja o embutido no notebook, seja um fone de ouvido com microfone. No primeiro uso, você também precisa permitir que o app use o microfone para que consiga gravar.

Envio de vídeos, fotos e outros documentos

Outro recurso bastante utilizado é o envio de fotos, vídeos e documentos. Segundo a Central de Ajuda do Telegram, o mensageiro suporta qualquer tipo de arquivo. Além das extensões mais comuns (doc, xml, html, MP3, MP4 etc.), testei MKV, exe, zip e djvu. E não é que funcionou mesmo!

Aprenda a configurar e personalizar o Telegram Web

Existem diversas configurações que você pode fazer no seu aplicativo de mensagens. Para ficar mais fácil, vou separar por tópicos.

Como alterar o idioma para português no Telegram Web

A primeira configuração que eu vou sugerir é trocar o idioma para português. Para fazer isso, acesse o caminho Menu sanduíche > Configurações (ou Settings) > Alterar idioma (Language). Agora, escolha português (ou qualquer outra língua de sua preferência):

Como mudar o idioma do Telegram Web

Como colocar modo escuro no Telegram Web

Uma das opções para personalizar a interface do Telegram Web é ativar o tema escuro. Para fazer isso, basta acessar o Menu sanduíche (1) e ativar a chave do item ‘Dark Mode’ (2):

Alterando o modo escuro do Telegram Web

Como criar pasta no Telegram Web

Outra forma de alterar a interface é organizar suas conversas usando as ‘Pastas de chat’. Esse recurso permite reunir conversas em uma mesma aba, como mostra a imagem a seguir:

Como criar pasta no Telegram Web
  1. Para criar uma pasta de chat, abra o Menu sanduíche (1) e depois toque em ‘Configurações’. A seguir, escolha a opção ‘Pastas de chat’:
Como criar pasta no Telegram Web
  1. Clique em ‘Criar Pasta’. Na próxima janela, escolha um nome para a pasta (1), que será o mesmo nome que vai aparecer lá nas conversas do app. Também escolha quais conversas você quer incluir (2):
Como criar pasta no Telegram Web
  1. Na próxima etapa, você vai selecionar as pessoas que farão parte desta Pasta. Para encontrá-las, você pode usar a barra de pesquisa (1), os filtros automáticos (2) ou buscar seu contato manualmente na lista de chats (3):
Como criar pasta no Telegram Web
  1. Toque em cima do contato para selecioná-lo (1). A lista dos contatos já selecionados aparecerá no topo da tela (2). Por fim, quando terminar, aperte o sinal de visto (3). Na próxima tela, confira se sua seleção está certa e toque novamente no sinal de visto:
Como criar pasta no Telegram Web

Como colocar papel de parede no Telegram Web?

Se você quer alterar plano de fundo, tamanho de fonte e outras configurações de teclado e sticker, você deverá acessar as configurações gerais.

  1. Toque no menu sanduíche (1) e escolha ‘Configurações’ (2). Depois, acesse ‘Configurações Gerais’:
Configurações gerais do Telegram Web
  1. Veja o que você pode fazer:
    • Aumentar e diminuir o tamanho da fonte;
    • Alterar o plano de fundo;
    • Mudar o formato que a hora aparece na conversa para 12h ou 24h;
    • Selecionar a quantidade de detalhes nas animações;
    • Escolher o atalho para enviar mensagem entre: Enter ou Ctrl+Enter;
    • Selecionar qual a emoji será sua reação rápida (originalmente, é o curtir – também chamado de joinha ou polegar pra cima)
    • Ativar ou desativar a sugestão de figurinhas (stickers) quando insere um emoji na conversa;
    • Ativar ou desativar a animação da figurinha em loop. Ou seja, após se mexer algumas vezes, a figurinha irá parar.
  1. Entre os tópicos acima, vale olhar com mais detalhe a alteração o papel de parede. Para começar, toque em ‘Papel de parede’:
Como alterar papel de parede no Telegram Web
  1. Na próxima janela, escolha entre:
    • Enviar uma imagem do seu computador;
    • Definir uma cor como plano de fundo;
    • Redefinir o padrão, voltando com o papel de parede inicial;
    • Escolher uma imagem da lista.
Como alterar papel de parede no Telegram Web

Ao marcar a opção ‘Desfoque’, o papel de parede será desfocado – o que pode facilitar a leitura dos textos nas conversas.

Como ativar as notificações do Telegram Web?

  1. Acesse o Menu Sanduíche (1) e selecione ‘Configurações’ (2). Na próxima janela, escolha ‘Notificações e Sons’:
Como colocar notificações no Telegram Web
  1. Na próxima janela, escolha entre ativar ou desativar notificações de chats privados, grupos e canais. Você também pode permitir ou bloquear a prévia de mensagens. Os campos em azul estão ativados (Enabled) e os em branco estão inativados (Disabled):
Como colocar notificações no Telegram Web

Veja que também há a opção de ativar notificação para um contato que entrou para o Telegram e ativar os sons de notificação.

Como bloquear alguém no Telegram Web

  1. Acesse o Menu Sanduíche (1) e toque em ‘Configurações’ (2). Agora, selecione ‘Privacidade e Segurança’:
Como bloquear alguém no Telegram Web
  1. Na próxima janela, escolha ‘Usuários bloqueados’:
Como bloquear alguém no Telegram Web
  1. Toque no botão de mais (+) na janela e selecione os contatos que deseja bloquear:
Como bloquear alguém no Telegram Web
  1. O contato selecionado irá aparecer na lista de usuários bloqueados. Caso mude de ideia, toque com o segundo botão do mouse em cima do contato e clique em ‘Desbloquear’:
Como bloquear alguém no Telegram Web
  1. Outra forma de bloquear um usuário é pelo próprio chat. Selecione a conversa, clique no menu de três pontinhos (1) e depois em ‘Bloquear usuário’ (2):
Como bloquear alguém no Telegram Web

Como fechar sessões ativas no Telegram Web?

  1. Acesse o Menu Sanduíche (1) e toque em ‘Configurações’ (2). Agora, selecione ‘Privacidade e Segurança’:
Como bloquear alguém no Telegram Web
  1. Na próxima janela, toque em ‘Sessões ativas’:
Como fechar sessões ativas no Telegram Web
  1. Agora, você pode escolher terminar todas as outras sessões, com exceção da que você está (1) ou clicar com o botão direito do mouse em cima da que deseja terminar (2):
Como fechar sessões ativas no Telegram Web

Como é a interface do Telegram Web?

Quando pensar em interface, convido você a pensar duas coisas: o layout e a funcionalidade daquele layout.

Antes de começar, quero só dizer que gosto é uma questão particular. Então, o que eu acho bom pode ser ruim pra você. Mas sem mágoas, ok?

Dito isto, quero chamar atenção para 2 pontos. O primeiro, é que a lógica do Telegram Web é bem simples: menu sanduíche (1) para configurações do app, menu 3 pontinhos (2) para ajustes da conversa e lápis (3) para opções de chat:

Interface do Telegram Web

Do lado esquerdo, está sua lista de contatos. Do lado direito, a conversa selecionada. Bem simples.

O segundo ponto é a parte problemática da interface a meu ver: os comandos parecem estar nos locais errados. Por exemplo, o modo escuro podia estar junto com as configurações de layout da conversa, como papel de parede e tamanho da letra.

Outra questão é que algumas funcionalidades não estão disponíveis na versão Web, mas ainda assim aparecem na interface. É o caso, por exemplo, de ‘Chat Secreto’:

Como criar chat secreto no Telegram Web

Telegram Web: como criar um grupo?

  1. Na lista de contatos, clique no símbolo de lápis. A seguir, clique em ‘Novo Grupo’:
Como criar um grupo no Telegram Web
  1. Na próxima janela, adicione os membros pela barra de pesquisa (1) ou pela lista de contatos (2). Quando terminar, aperte a seta (3). Agora, escolha um nome para o grupo (4). Se desejar, adicione uma foto também, mas não é obrigatório. Depois, toque a seta novamente (5):
Como criar um grupo no Telegram Web

O que é e como funciona o chat secreto do Telegram?

O chat secreto do Telegram é a conversa com criptografia de ponta a ponta habilitada. Ou seja, o Telegram não tem acesso ao conteúdo compartilhado entre seu contato e você. Veja outros benefícios do chat secreto:

  • O histórico fica salvo apenas no seu dispositivo, não deixando rastros nos servidores;
  • As mensagens podem ter timer de autodestruição, que você pode deixar desativado ou alterar para um tempo entre 1s e 1 semana);
  • O encaminhamento de mensagens, áudios, imagens e vídeos está desativado;
  • Não permite tirar print da tela.

Infelizmente, esse recurso está disponível apenas nos aplicativos Android e iOS e na versão para macOS. No Windows, a versão Telegram Web e o aplicativo Telegram Desktop não são compatíveis com o chat secreto.

Por isso, os chats secretos do meu app no celular Android não aparecem no Telegram Web. É como se essas conversas não existissem.

Como sair do Telegram Web?

Tão importante quanto aprender a entrar no Telegram Web, é saber sair do mensageiro. Afinal, você não quer dar acesso às suas conversas para quem acessa seu computador, não é mesmo?

O tutorial a seguir funciona para todos os três Telegram Web que ensinamos a acessar: pelo navegador ou pelo app instalado pelo Chrome ou pela Windows Store. O layout muda um pouco, mas é o mesmo caminho.

  1. Para fazer o logout do Telegram Web, acesse o site ou o app. Depois, clique no menu sanduíche (1) e em ‘Configurações (2):
Como sair do Telegram Web
  1. Toque no menu de 3 pontinhos (1) e, por fim, em ‘Sair’ (2):
Como sair do Telegram Web

Como desinstalar o Telegram Web?

Se você quer excluir o aplicativo Telegram Web instalado pelo navegador Chrome, confira o passo a passo a seguir.

  1. Abra o app Telegram Web. Você pode encontrá-lo no menu Iniciar do Windows 10 ou na barra de tarefas do sistema;
  1. Toque no menu de três pontinhos e selecione ‘Desinstalar Telegram WebZ’ (ou WebK, dependendo da versão que você instalou):
Como desinstalar Telegram Web
  1. Na próxima janela, é só confirmar clicando em ‘Remover’:
Como desinstalar Telegram Web

Agora, se você quer excluir o aplicativo Telegram Desktop instalado pela Windows Store ou pelo site da empresa, siga o passo a passo a seguir.

  1. Acesse o menu Iniciar do Windows 10 (1) e clique em ‘Configurações’ (2):
Como desinstalar o Telegram Desktop do Windows 10
  1. Agora, toque em ‘Aplicativos’:
Como desinstalar o Telegram Desktop do Windows 10
  1. Encontre o Telegram Desktop na lista, selecione o app e clique em ‘Desinstalar’:
Como desinstalar o Telegram Desktop do Windows 10
  1. Por fim, o sistema vai abrir uma nova janela e você deve tocar novamente ‘Desinstalar’:
Como desinstalar o Telegram Desktop do Windows 10

Telegram Web x WhatsApp Web: descubra qual é o melhor

Você está em dúvida de qual mensageiro usar? Eu tenho duas notícias: uma boa e outra ruim. A boa é que existe um aplicativo melhor; e a ruim é que esta escolha é sua.

Por isso, eu vou apontar o que eu considero os pontos fortes de cada um para que você possa decidir por si mesmo, ok?

Telegram Web

O que eu mais gosto do Telegram Web:

  • Dá para adicionar um contato sem ter que abrir o celular;
  • Oferece muitas opções de papéis de parede nas conversas (e não apenas cores sólidas);
  • Permite adicionar um nome de usuário para que pessoas sem seu número possam te encontrar;
  • Tem chat secreto, que permite mais privacidade para a conversa;
  • Tem pasta de chat para ajudar a manter as conversas organizadas;
  • É possível desconectar-se de outras sessões, e não apenas a que você está;
  • Oferece configurações de auto-play gifs e vídeos;
  • Permite sugerir emoji a partir do texto que você escreveu na conversa;
  • Também oferece substituir emoji por figurinha animada;
  • Permite ativar e desativar animação de figurinha em loop.

WhatsApp Web

O que eu mais gosto do WhatsApp Web:

  • Interface boa: todos os botões funcionam e oferece explicação em mouse over em parte deles;
  • Oferece recurso de status, semelhante aos stories do Instagram;
  • É onde a maior parte dos amigos e das empresas estão;
  • É mais fácil desconectar da sessão, porque o botão é mais intuitivo;
  • Tem diversos atalhos para quem gosta de dar comandos pelo teclado;
  • Permite ativar ou desativar a confirmação de leitura.

Conclusão

Para mim, o Telegram Web é uma alternativa bem completa ao WhatsApp. Além disso, ele tem recursos exclusivos que valem a pena – como o chat secreto. No entanto, a maior dificuldade para mim segue sendo encontrar meus amigos por lá, já que a maioria ainda usa o WhatsApp.

Você prefere o Telegram Web? Então, conta aqui nos comentários o que mais gosta nele.

E se você gosta deste tipo de tutorial, aprenda também a dar o comando ‘Ok Google’ no seu Android mesmo com a tela bloqueada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!