Fundado em 1979, o grupo catalão La Fura dels Baus é conhecido por suas inusitadas apresentações com o “navio teatro” El Naumon, passando por portos como Taipé, Newcastle, Beirute e Lisboa. Em outubro deste ano, no entanto, a trupe aposentou seu teatro flutuante em prol de uma nova embarcação, La Naumon, que trará um sistema de navegação extremamente sofisticado, movido a energia eólica. A ideia do projeto, que tem a participação de várias companhias da União Europeia, é apresentar uma combinação única de arte performática com sustentabilidade.

Chamado de eSail, o sistema foi desenvolvido pela empresa espanhola Bound4blue com apoio financeiro da Cinea (Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestrutura e Ambiente), órgão ligado à União Europeia. Ele terá um importante papel nas futuras apresentações artísticas do La Fura dels Baus, de acordo com o diretor criativo Carlus Padrissa.

“Imagino o eSail subindo de forma lenta através do vento mágico de música, pirotécnica e luz”, disse Padrissa, em comunicado à imprensa, sobre o navio. “Um trapezista com asas de borboleta, representando a transformação da energia renovável e circular, voará ancorado em sua ponta. Será um show imersivo e global que vai provocar mudanças e inflamar as consciências.”

Navio teatro La Naumon
Navio teatro La Naumon com o sistema de navegação eSail de 18 metros (Bound4Blue/Divulgação)

Sistema de controle autônomo

O eSail possui quase 18 metros de altura e inclui um mecanismo de inclinação e um sistema de controle autônomo. De acordo com a Bound4Blue, o sistema, além da fácil instalação, aumenta a eficiência energética e, portanto, ajuda a reduzir a emissão de gases-estufa. Parte da iniciativa mira contemplar os planos da Organização Marítima Internacional de diminuir em pelo menos 50% a emissão de carbono até 2050.

publicidade

Outras empresas envolvidas no projeto do novo navio teatro incluem o estaleiro espanhol Astander, que liderou o processo para instalar a vela, e a alemã Lanitz Aviation, que vem experimentando componentes mais leves para serem aplicados em veículos oceânicos.

O La Naumon, por sua vez, terá espetáculos que podem assistidos do píer ou da praia em que estiver atracado. Ainda não há previsão de lançamento do suntuoso navio teatro.

Via Autoevolution

Imagem: Bound4Blue/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!