Uma falha encontrada no iOS 15 parece ter removido a opção para o usuário utilizar o cancelamento de ruído do iPhone 13, durante as chamadas de voz. O recurso tira proveito dos microfones do celular para eliminar, até certo ponto, o som da rua mesmo durante uma conversa que não acontece pela internet, mas sim com o aplicativo Telefone.

A Apple inclui tecnologia de cancelamento de ruído em todos os celulares lançados pela marca, a partir do iPhone 5 e com o iOS 7. Apresentada pela empresa em 2012, a ferramenta promete melhorar a qualidade da ligação ao remover o barulho externo, isolando a voz de quem fala para ajudar na hora de entender a mensagem.

publicidade

Leia também

iPhone 13 Pro, com o iOS 15 (Imagem: divulgação/Apple)
iPhone 13 Pro, com o iOS 15 (Imagem: divulgação/Apple)

O resultado é uma voz cristalina e distante de barulhos comuns do cotidiano, atingindo os dois lados da ligação naquele momento.

publicidade

Apple prometeu solução para o bug no iOS 15

Acontece que com a linha de aparelhos iPhone 13 o recurso aparentemente sumiu. O problema parece estar dentro do iOS 15, lançado de fábrica com este aparelho e que deveria mostrar uma opção, dentro do menu de acessibilidade, para desligar manualmente o recurso. Como o software não exibe o botão, a ferramenta inteira está desativada por padrão e o ruído não é cancelado na ligação telefônica.

Alguns usuários comentam em posts no Reddit que a função de remover ruído em chamadas não existe nestes aparelhos, mas a própria empresa trouxe algo ainda mais eficaz para ligações pelo FaceTime – e mostrou isso durante a apresentação de lançamento do celular.

publicidade

Um dos usuários do Reddit comentou em seu post que entrou em contato com o suporte da Apple, recebendo como resposta uma promessa para uma atualização nas próximas semanas, contendo justamente a solução deste problema. Ela ainda não está presente no atual iOS 15.2 e nem mesmo em versões de teste mais recentes para o iOS 15.3.

Já que a solução não aparece nem na versão beta do sistema operacional móvel da Apple, é seguro afirmar que ela não chegará para os usuários em pouco tempo.

publicidade

Via: PhoneArena.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!