A notícia vem do Business Korea: na última sexta-feira, a Hyundai aboliu a pesquisa de motores a combustão interna em sua sede de pesquisa e desenvolvimento em Namyang, Coreia do Sul, mergulhando de vez na era do veículo elétrico. Declarou então que não vai mais desenvolver qualquer novo modelo movido a combustão interna.

A notícia veio logo após uma enorme reorganização no mesmo megadepartamento de pesquisa e desenvolvimento, que emprega 12 mil pessoas, e acaba sendo o lugar onde o futuro do conglomerado é decidido.

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Dona também das marcas Kia, Genesis e Ioniq, a Hyundai tem a maior fábrica de carros do mundo, em Ulsan, também Coreia do Sul.

Hyundai troca de departamentos para um futuro elétrico

O departamento teve sua Equipe de Desenvolvimento de Transmissão transformada na Equipe do Departamento de Eletrificação. Também foi criado um Centro de Desenvolvimento de Baterias. Tudo na sede em Namyang.

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A empresa também unificou as operações de seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento, de forma a acelerar a criação de novos projetos.

Não foi divulgado pela multinacional quantos funcionários foram admitidos e demitidos na radical mudança organizacional.

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Recentemente, a subsidiária Ioniq anunciou um atraso no seu projeto mais ambicioso até a data: o sedã de luxo Ioniq 6, feito para concorrer diretamente com modelos da Tesla. Também a Genesis, a marca de luxo da Hyundai, que ainda fabrica veículos principalmente com motores a explosão, apresentou o GV60, um elétrico com visual ousado.

A mudança indica que em breve os carros de suas marcas principais devem entrar no caminho da eletrificação total.

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A empresa se une a uma lista crescente de fabricantes que anunciaram o abandono, progressivo ou imediato, de veículos a combustão interna (categoria que inclui híbridos, aliás). A lista inclui nomes como Lamborghini, Ford, GM, Toyota e BMW.

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